Apesar da possibilidade de acumular mais pontos neste fim de semana de Fórmula 1, graças á corrida sprint, Max Verstappen parece não gostar muito do formato.
Após experiências em 2021 e 2022, a Fórmula 1 optou por assim ampliar para seis os finais de semana no formato sprint nesta temporada.
Resumidamente, essas corridas são provas mais curtas, onde o número de voltas equivale à distância percorrida de 100 km do circuito, com o limite de uma hora de prova.
No entanto, o atual campeão da categoria, enquanto analisava seu desempenho nas voltas de classificação, junto a diversos meios de comunicação, declarou que esse formato tende a prejudicar todo a preparação para a corrida principal.
“Com esse tipo de formato sprint, quando você tem apenas um treino livre, mesmo que a pista esteja totalmente seca, ainda é um pouco imprevisível, e isso torna tudo sempre muito caótico“; opinou.
O piloto da RedBull Racing foi além em sua avaliação: “É por isso que eu nunca gosto desse tipo de fim de semana, porque você simplesmente não tem tempo e, quando comete um erro, fica preso a ele pelo resto do fim de semana, acho que não deveria ser assim“.
Analisando o motivo por trás da decisão da FIA, Max acredita que o que lhe incomoda seja o real motivo pelo qual as corridas sprints foram implementadas, visando assim aumentar a competitividade ao decorrer da temporada.
“Acho que eles implementaram isso por esse motivo específico, para que haja um pouco mais de caos e as pessoas não consigam acertar“; avaliou o automobilista.
Max Verstappen larga em 6º no domingo
Por conta do fim de semana em formato sprint, a prova de classificação para a corrida na Bélgica ocorreu nesta sexta-feira (28).
Apesar de conquistar o melhor tempo nas voltas rápidas, Max Verstappen sofreu uma punição e perdeu cinco posições no grid. O motivo foi o fato do piloto neerlandês exceder o limite de quatro trocas de caixa de câmbio.
Com a punição de Max, Charles Leclerc, da Ferrari, foi quem ficou com a pole position. Logo atrás do monegasco, vem o companheiro do “holandês voador” na RBR, Sérgio Pérez.
Lewis Hamilton, da Mercedes, fecha o “pódio provisório” deste fim de semana, sendo seguido por Carlos Sainz, da Ferrari, Oscar Piastri, da McLaren, e o rival Max Verstappen, da Red Bull.
Confira então abaixo o grid de largada completo:
- Charles Leclerc (Ferrari) – 1m46s988
- Sergio Pérez (RBR) – 1m47s045
- Lewis Hamilton (Mercedes) – 1m47s087
- Carlos Sainz (Ferrari) – 1m47s152
- Oscar Piastri (McLaren) – 1m47s365
- Max Verstappen (RBR)* – PUNIDO
- Lando Norris (McLaren) – 1m47s669
- George Russell (Mercedes) – 1m47s805
- Fernando Alonso (Aston Martin) – 1m47s843
- Lance Stroll (Aston Martin) – 1m48s841
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – Q2
- Pierre Gasly (Alpine) – Q2
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – Q2
- Esteban Ocon (Alpine) – Q2
- Alexander Albon (Williams) – Q1
- Kevin Magnussen (Haas) – PUNIDO
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) – Q1
- Logan Sargeant (Williams) – Q1
- Daniel Ricciardo (AlphaTauri) – Q1
- Nico Hulkenberg (Haas) – Q1
Por fim, Max Verstappen e sua RBR voltam hoje (29) às pistas de Spa-Francorchamps, pela corrida sprint, que ocorre às 12h05 (horário de Brasília). Após isso, o grid da categoria se prepara então para largar às 10h (horário de Brasília) deste domingo (30), pela corrida principal do GP da Bélgica.