in

Max Verstappen volta a criticar corridas sprint e lembra: “No futebol não se mudam as regras”

Atual tricampeão mundial de Fórmula 1 pede o fim do formato sprint

Max Verstappen Red Bull, Fórmula 1
Reprodução / X - Red Bull Racing

Max Verstappen é um dos críticos mais assíduos das corridas sprint na F1. Assim, depois que as provas chegaram na categoria há dois anos, o piloto holandês passou a criticar o formato de maneira quase que regular.

Inicialmente, apenas três Grandes Prêmios teriam a corrida sprint. Já no ano passado, em uma tentativa de melhorar o espetáculo, a Fórmula 1 aumentou o número de eventos para seis. Além disso, a pontuação estendeu dos três primeiros para os oito primeiros da prova. Por outro lado, na atual temporada, tivemos a adição de uma segunda sessão de qualificação, o Sprint Shootout, que determina o grid do formato mais curto.

Contudo, esse tipo de prova voltou a ser alvo de críticas no GP dos EUA, principalmente após às desqualificações pós-corrida de Charles Leclerc e Lewis Hamilton. Segundo a Mercedes, faltou tempo de treino para descobrir que sua configuração desgastaria a prancha além da quantidade obrigatória.

Agora, Max Verstappen afirmou que esse problema teria sido evitado com a presença do cronograma convencional, ou seja, sem as corridas sprint.

“Acho que deveríamos simplesmente nos livrar do fim de semana de sprint, e então todos poderão configurar seus carros normalmente. Porque isso não teria acontecido se tivéssemos tido um fim de semana de corrida normal, eu acho”, iniciou Verstappen.

“Essas coisas realmente só acontecem, eu acho, quando você tem um fim de semana de sprint, quando tudo está tão apressado entre o TL1 e a qualificação, você pensa ‘uhhh, acho que podemos ficar bem’. Do nosso lado, acho que fomos um pouco conservadores demais, mas é claro que isso ainda é melhor do que o contrário”, acrescentou o piloto da Red Bull.

Max Verstappen: “Não precisa de um formato sprint”

Recentemente, Christian Horner, chefe da Red Bull, sugeriu que as grades da Fórmula 1 deveriam ser invertidas, aumentando o valor do entretenimento das corridas sprint. Contudo, Max Verstappen não gostou dessa possibilidade, afirmando que a F1 deveria priorizar um grid mais competitivo ao invés de ficar mudando o formato.

“Por que precisamos tentar inventar algo? Acho que nosso produto funciona, se você apenas garante que os carros sejam competitivos e que as regras permaneçam as mesmas por muito tempo, por que estamos sempre inventando coisas novas? Parece quase uma loucura que precisamos inventar alguma coisa. Apenas deixe como está. No futebol não se mudam as regras, nem nos outros esportes. Tem sido assim há 100 anos”, salientou o holandês.

“Por que de repente precisamos inventar outras coisas para tentar torná-lo divertido? Acho que se você tem uma boa corrida em mãos com os carros próximos uns dos outros, então você não precisa de um formato sprint”, afirmou o Verstappen.

Curiosamente, o atual tricampeão da F1 é o piloto do grid que possui mais vitórias nesse tipo de corrida. No entanto, ele não parece se empolgar com isso.

“Isso não significa nada para mim, mesmo que você ganhe. É a mesma coisa agora. Você passa dos limites e pronto, amanhã é a corrida, a principal, é assim. Não há satisfação em vencer um Sprint para mim. Honestamente, para mim, eles fazem o que querem com o formato Sprint, porque não acho realmente interessante. Foi exatamente o que eu disse antes. Por que precisamos continuar tentando fazer alterações quando sinto que falha?”, finalizou Max Verstappen.

Comentários

Loading…

Fabio Quartararo MotoGP

Fabio Quartararo faz exigência à Yamaha visando temporada 2024

romain-grosjean juncos

Juncos Racing contrata Grosjean para a temporada 2024 da IndyCar