Durante a última quarta-feira (18), a McLaren anunciou em suas redes sociais a integração de Bianca Bustamante à sua Academia de pilotos. O programa da equipe já lançou talentos como o heptacampeão Lewis Hamilton à Fórmula 1.
A jovem nascida nas Filipinas possui apenas 18 anos e se tornou assim a primeira piloto feminina designada por uma escuderia de Fórmula 1 para a temporada de 2024 da F1 Academy. Vale destacar que todas as 10 equipes do grid atual concordaram recentemente em nomear uma automobilista para correr com suas cores na próxima temporada do torneio feminino.
No entanto, outras três mulheres já fazem parte de projetos de desenvolvimentos de outras escuderias e podem ter o mesmo destino: Jessica Hawkins, membro da Aston Martin que se tornou a primeira mulher a testar um carro da F1 desde 2018; Jamie Chadwick, tricampeã da W Series que participou da IndyNXT em 2023 e é membro da Academia da Williams; e Sophia Floersch, 23ª colocada na Fórmula 3 e parte da Academia da Alpine.
Atual 7ª colocada da F1 Academy 2023 – que se encaminha para sua última corrida do ano nos Estados Unidos – Bustamante falou então sobre a satisfação em fazer parte da McLaren a partir de agora.
“Este é um momento muito surreal na minha carreira. Assinar com a McLaren e a ART Grand Prix é muito além de tudo que eu poderia imaginar enquanto crescia correndo de kart nas Filipinas“; iniciou a jovem. “Estou muito grata por esta oportunidade, pois acredito que agora tenho a melhor estrutura de desenvolvimento possível ao meu redor para dar o próximo passo em minha carreira“; encerrou Bianca.
Bustamante se junta a Bortoleto na McLaren
Quem também já é membro da Academia de pilotos da McLaren é o brasileiro Gabriel Bortoleto, atual campeão da Fórmula 3. Ele foi anunciado pela escuderia britânica para seu processo de desenvolvimento no início deste mês.