A McLaren está completando 60 anos em 2023 e, por conta das comemorações, preparou uma pintura especial para os próximos dois Grande Prêmios de Fórmula 1.
Assim, os dois carros da equipe, pilotados por Lando Norris e Oscar Piastri, vão às pistas de Mônaco e Espanha com um design pra lá de especial.
Isto porque, segundo divulgado pela própria McLaren, a pintura é em homenagem às vitórias da equipe na “Tríplice Coroa do Automobilismo” dentro de suas seis décadas de existência.
Ou seja, as cores e desenhos de alguma forma possuem inspiração nos carros que venceram as seguintes corridas: o GP de Mônaco, as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans.
Homenagem às vitórias da McLaren está nas cores
Apesar dos pilotos serem os mais lembrados pelas vitórias em corridas, é inegável a participação da McLaren nas vitórias de Johnny Rutherford nas 500 Milhas de Indianápolis de 1974, Alain Prost no GP de Mônaco de 1984 e o F1 GTR McLaren que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1995.
Este último, no entanto, não foi uma participação oficial da equipe, mas teve membros da montadora envolvidos no projeto do modelo que foi às pistas. Dessa forma, sua pintura preta é peça fundamental no design do modelo que irá comemorar o “MCL60” nas próximas duas corridas da Fórmula 1.
Já na parte central do modelo, podemos notar então a homenagem ao carro de Prost, que também é perceptível na parte de trás do novo veículo, com a área lembrando o esquema da ‘Marlboro’, utilizado entre 1974 e 1996.
Porém, como a indústria produtora de tabaco está banida da F1 a associação direta com a mesma pode ser evitada com as cores do carro deRutherford sendo representadas na mesma área.
O CEO da McLaren, Zak Brown, comentou sobre a empolgação da equipe com o modelo comemorativo: “Tendo atingido a maior conquista do automobilismo ao completar a Tríplice Coroa, temos orgulho de celebrar a rica história da McLaren Racing com uma pintura especial em Mônaco”, disse.
Além do design especial que será desfilado nas próximas duas corridas da F1, a McLaren também produz nos bastidores cinco filmes que contarão mais sobre estas vitórias. Além disso, as obras trarão informações sobre a criação da equipe, trazendo detalhes da história da mesma desde a sua fundação, em 1963.