in

McLaren confirma mudança de foco para temporada 2024

McLaren
Divulgação/ Twitter McLaren

O chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, revelou que a equipe parou de se concentrar no desenvolvimento de seu carro atual e voltou 100% da atenção para trabalhar no próximo ano.

Depois de começar a temporada de 2023 na defensiva, em meio à admissão de que havia perdido as metas de desenvolvimento de seu carregador MCL60, a McLaren ressurgiu desde a introdução de uma série de atualizações no meio da temporada. As novas peças permitiram à equipe britânica competir na batalha pelo segundo lugar atrás da dominante equipe Red Bull, com Lando Norris conquistando pódios sucessivos nos Grandes Prêmios da Inglaterra e da Hungria.

Questionada sobre a estratégia da McLaren quando se trata de equilibrar a melhoria do carro deste ano versus a criação de uma boa base para a próxima temporada, Stella revelou que trocou o foco para o próximo ano.

No entanto, o ex-engenheiro de corrida da Ferrari também revelou que a McLaren continuará a trazer mais atualizações pré-planejadas para seu carro nas rodadas restantes desta temporada. Stella está esperançosa de que as modificações restantes permitirão que a McLaren seja uma presença regular no pódio durante as últimas rodadas do ano.

Embora a McLaren tenha se estabelecido como uma candidata confiável aos três primeiros lugares, a árdua abertura do ano da equipe baseada em Woking significa que é improvável que ela ultrapasse o quinto lugar no Campeonato de Construtores.

Faltando apenas oito corridas para o final da temporada, a McLaren está atualmente 102 pontos atrás da Aston Martin, que foi superada pela Ferrari na Itália. Mas é improvável que a McLaren perca a ordem, tendo aberto uma vantagem substancial de 42 pontos sobre a Alpine, cujo ano inconsistente continuou em Monza.

Norris poderá acompanhar a batalha a três pela quinta posição na classificação de pilotos entre os dois representantes da Ferrari e George Russell antes do final de 2023. O britânico está 30 pontos atrás de Russell e lamentou uma oportunidade perdida no Grande Prêmio da Holanda, que o viu cair da primeira fila para a última fila antes de se recuperar para a parte inferior dos pontos.

Aspas de Andrea Stella, chefe da McLaren

“Então, o foco no desenvolvimento em si parou. Agora estamos trabalhando no carro do próximo ano. Acho que isso é basicamente o que aconteceu em todas as equipes. Isso não significa que não teremos nenhuma peça nova, porque na verdade há um lapso de tempo entre o desenvolvimento na fábrica e a entrega das peças na pista.”

“Portanto, veremos algumas peças novas chegando nas próximas corridas. E esperamos que, ao melhorar o nosso desempenho, possamos consolidar os bons resultados que temos tido ultimamente e, possivelmente, subir ao pódio mais uma vez antes do final da temporada.”

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Carlos Sainz, Ferrari

Pai de Carlos Sainz alfineta Ferrari sobre estratégias em 2023

Marc Márquez

Mudança de Marc Márquez da Honda para a Gresini Ducati ganha força na MotoGP