Responsável por despontar com jovens pilotos na Fórmula 1, a McLaren dá provas que vai seguir priorizando este caminho. Nesta semana, a escuderia anunciou a contratação de dois promissores da Fórmula 3 para o programa de desenvolvimento de pilotos. Tratam-se de Alex Dunne e Martinius Stenshorne. A dupla está competindo atualmente na F3, representando MP Motorsport e Hitech Pulse-Eight, respectivamente.
Alex Dunne
Dunne foi campeão britânico de F4 no ano de 2022, representando as cores da Hitech Grand Prix. O garoto é irlandês e tem 18 anos. No último ano, ele terminou como vice-campeão do Campeonato GB3. Os bons rendimentos o conduziram até à F3, o que, consequentemente, despertou as atenções da McLaren.
“É uma honra participar do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren e estou ansioso para começar a trabalhar com a equipe. A McLaren oferece o ambiente perfeito para que eu desenvolva minhas habilidades enquanto continuo minha jornada no automobilismo. Sou grato pelo apoio de Zak e Stephanie e estou animado para conhecer o resto da equipe no MTC”, avaliou o piloto.
Martinius Stenshorne
Outra investida da McLaren para o programa de desenvolvimento de piloto, Stenshorne também acumula desempenho satisfatório na carreira júnior. Vindo de uma família com histórico em corridas de rali, o garoto iniciou no automobilismo com apenas quatro anos. Desde então, ele acumulou algumas conquistas internacionais de kart até migrar para a F4.
Na categoria, ele computou três pódios nos GPs dos Emirados Árabes Unidos, da Alemanha e da Itália. No último ano, o profissional de 18 anos disputou o Campeonato Europeu Regional de Fórmula, se tornando o primeiro estreante a vencer no debute. Tendo vencido outras quatro corridas da série, o norueguês fechou o campeonato com o vice.
“Estou incrivelmente animado por participar do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, é uma honra fazer parte da família McLaren. A equipe tem um grande histórico de desenvolvimento de talentos, então estou ansioso para crescer com a equipe e aprender com sua experiência enquanto continuo minha jornada rumo ao topo do automobilismo. Agradeço ao Zak, à Stephanie e a toda a equipe pela confiança que depositaram em mim, e mal posso esperar para começar”, destacou o piloto da McLaren que estará em ação no GP de Emilia-Romagna.
Com a chegada dos dois jovens nomes do automobilismo, a McLaren agora passa portanto a contar com cinco pilotos no programa de desenvolvimento. Integram o time: Pato O’Ward, piloto da Indy Car, o brasileiro Gabriel Bortoleto, que está na F2, e a piloto da F1 Academy Bianca Bustamante.