Uma semana depois de Esteban Ocon quase atropelar fotógrafos, membros da FIA e mecânicos no GP do Azerbaijão, Lando Norris passou pelo mesmo susto. Durante o GP de Miami, o piloto da McLaren por pouco não acertou uma pessoa que circulava livremente no pit-lane.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Norris aparece entrando nos boxes quando, de repente, é surpreendido por um homem atravessando a pista. No vídeo, ainda é possível ver várias pessoas pelos muros dos boxes e caminham livremente pelo entorno do pit-lane.
Assista ao momento do quase acidente com Norris:
Incidente com Ocon em Baku:
A cena com Lando Norris já havia acontecido em Baku, durante o GP do Azerbaijão. Na ocasião, Esteban Ocon, da Alpine, foi surpreendido ao entrar nos boxes para o pit-stop obrigatório na volta final. Membros da FIA estavam preparando a barreira de parque fechado, enquanto outros profissionais também já se juntavam para a cerimônia de pódio.
O piloto francês revelou que a FIA se desculpou pelo ocorrido, prometendo que o episódio não iria se repetir. “A FIA e a Fórmula 1 pediram desculpas. Eles garantiram que isso não vai acontecer de novo. Graças a Deus não aconteceu, então está tudo de boa agora”, disse Ocon em entrevista à Sky Sports.
“Estávamos correndo naquela cora. É claro que não deveria ter ninguém no pit-lane enquanto estamos correndo. Estas coisas não acontecem, a FIA garantiu que vão ter certeza que estão mudando o protocolo e ter certeza que ninguém estará no pit-lane até o fim da corrida, então não veremos isso novamente”, completou.
FIA chegou a abrir uma investigação interna para apurar o incidente. Em nota, a organização, falou sobre a importante dos protocolos de segurança.
“Ressaltamos que os requisitos para garantir um evento seguro e organizado são primordiais (…) Analisamos detalhadamente os procedimentos e protocolos relevantes com os representantes da FIA e exigimos que eles tomassem medidas imediatas para reconsiderar esses procedimentos e protocolos com as partes interessadas relevantes (incluindo a FOM, as equipes e a FIA) para garantir que essa situação não ocorra de novo. Os representantes da FIA lamentaram o ocorrido e nos garantiram que o fariam a tempo para o próximo evento”, disse a organização.