in

Ocon revela pedido de desculpas da FIA após quase atropelar fotógrafos no GP do Azerbaijão

Piloto francês da Alpine afirmou que a FIA garantiu que o caso não irá se repetir

Ocon revela pedido de desculpas da FIA
Reprodução/F1 TV

Esteban Ocon revelou ter recebido um pedido de desculpas da FIA pelo pelo incidente no GP do Azerbaijão, disputado no último domingo (30). O piloto da Alpine quase atropelou fotógrafos, membros da Federação e mecânicos nos boxes por um erro da organização. Os profissionais atravessavam o pit-lane para subir no pit-wall.

Ocon freou ao máximo para conseguir evitar o que poderia ser um acidente trágico em Baku. O francês contou que a FIA garantiu que esse episódio não irá se repetir.

A FIA e a Fórmula 1 pediram desculpas. Eles garantiram que isso não vai acontecer de novo. Graças a Deus não aconteceu, então está tudo de boa agora”, disse Ocon em entrevista à Sky Sports.

Estávamos correndo naquela cora. É claro que não deveria ter ninguém no pit-lane enquanto estamos correndo. Estas coisas não acontecem, a FIA garantiu que vão ter certeza que estão mudando o protocolo e ter certeza que ninguém estará no pit-lane até o fim da corrida, então não veremos isso novamente”, completou.

O que aconteceu no pitlane em Baku:

Após largar dos boxes no GP do Azerbaijão, Esteban Ocon optou por alongar o stint e parar apenas na última volta. Contudo, ao entrar nos boxes para o pit-stop obrigatório na volta final, o francês foi surpreendido com os membros da FIA já preparando a barreira de parque fechado. Outros profissionais também já se juntavam para a cerimônia de pódio. 

Isso não é algo que gostamos de ver. Não entendo por que começamos a preparar o pódio e a cerimônia enquanto ainda estamos correndo. Ainda há uma volta, pessoas que não pararam. Chegando a 300 km/h, freando tarde, vejo a barreira e as pessoas em volta. Isso é uma loucura, poderia ter sido uma grande (batida) hoje. É algo que definitivamente precisamos discutir. Estava) muito perto, tive que tirar o pé, recuar. Eu não teria gostado de ser uma das pessoas ali no meio. Se eu perco o ponto de frenagem, é um grande desastre. É um momento louco”, avaliou Ocon logo após o ocorrido.

Nota da FIA:

A FIA chegou a divulgar uma nota oficial sobre o incidente em Baku. A organização abriu uma investigação para entender o ocorrido e evitar novos episódios como esse. Leia na íntegra:

“Os comissários ouviram os representantes da FIA e determinaram que os representantes relevantes tomaram medidas para estabelecer a área de parque fechado e também permitiram que a mídia e outro pessoal se reunissem no início do pit lane e pit wall durante a última volta da corrida, enquanto o pit lane estava aberto e antes do pit stop final de OCO (Carro 31).

Notamos que não era incomum que os representantes permitissem que essas pessoas entrassem no pit lane pouco antes do final da corrida, no curso normal de preparação para o parque fechado e a cerimônia do pódio. No entanto, neste caso, houve um piloto que teve de ir para os boxes na última volta e isso criou uma situação muito perigosa para quem estava nos boxes naquela altura. Consideramos que foi uma sorte não haver consequências graves pelo que aconteceu hoje.

“Ressaltamos que os requisitos para garantir um evento seguro e organizado são primordiais. Isso foi reconhecido pela equipe da FIA. Analisamos detalhadamente os procedimentos e protocolos relevantes com os representantes da FIA e exigimos que eles tomassem medidas imediatas para reconsiderar esses procedimentos e protocolos com as partes interessadas relevantes (incluindo a FOM, as equipes e a FIA) para garantir que essa situação não ocorra de novo. Os representantes da FIA lamentaram o ocorrido e nos garantiram que o fariam a tempo para o próximo evento.”

Danielle Barbosa

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Comentários

Loading…

Foyt tem novidade na Indy

Foyt apresenta pintura para Indy 500 e destaca auxílio aos veteranos de guerra

Galvão Bueno

Após Stock Car, Galvão Bueno pode adquirir direitos de transmissão da Fórmula 1