in

Hamilton lidera: os pilotos com mais pódios na história da Fórmula 1

Verstappen chegou ao seu 82º pódio em sua passagem pela Fórmula 1, mas Hamilton ainda lidera lista com muita folga

Fórmula 1
Divulgação Mercedes/Red Bull Racing

No último domingo Max Verstappen conquistou o primeiro lugar no GP de Miami de Fórmula 1. Dessa forma, o piloto holandês subiu novamente na posição mais alta do pódio ao fim de uma corrida na categoria- algo que vem sendo recorrente em sua carreira.

Após vencer a prova deste fim de semana, Max conseguiu o seu octogésimo segundo pódio na maior categoria do automobilismo mundial. Ou seja, Verstappen já chegou entre os três primeiros em um GP de Fórmula 1 por 82 vezes.

Os números são, de fato, impressionantes, mas ainda assim o atleta da Red Bull Racing não se encontra nem entre os cinco pilotos que mais conquistaram pódios na F1.

Verstappen superou Ayrton Senna, mas pode estagnar

Recentemente, após também vencer em Baku o GP do Azerbaijão, Verstappen conseguiu nada menos que superar o então maior ídolo do esporte automobilístico, o brasileiro Ayrton Senna, que possui 80 pódios registrados em sua saudosa passagem pela Fórmula 1.

Apesar do grande e recente feito, caso queira escalar essa hierarquia de pódios, o holandês terá bastante trabalho e tempo pela frente. Enquanto isso, um companheiro de profissão que divide atualmente as pistas com ele não deve facilitar este trabalho.

Isto porque, logo acima dele no ranking, está Fernando Alonso, com nada menos que 102 pódios até aqui. O espanhol voltou a fazer boas corridas neste início de 2023- muito por conta de sua recém chegada à Aston Martin.

Conquistando então o pódio em quatro das cinco corridas desta temporada até aqui, Alonso deve fazer uma boa temporada, aumentando a longa vantagem entre ele e o atual campeão da F1 no ranking.

Hamilton lidera ranking com folga

Outro que pode continuar dando trabalho a Max nesta empreitada entre os maiores nos pódios é seu “rival” Lewis Hamilton. Após travarem excelentes disputas nas últimas temporadas da categoria, Lewis não passa por seu melhor momento na Fórmula 1, mas não vê sua primeira colocação entre os pilotos com mais pódios sequer perto de ser ameaçada por Verstappen.

Isto porque, além de superar o lendário alemão Michael Schumacher, que possui 155 pódios, Hamilton possui 42 pódios a mais que o mesmo, contabilizando assim 192.

Além dos já citados Alonso, Verstappen, Senna e Schumacher, o britânico também se encontra à frente no ranking de pódios da F1 de outros nomes lendários do automobilismo mundial, como os de Alain Prost, Nelson Piquet, Niki Lauda, entre outros.

Os 20 pilotos com mais pódios na Fórmula 1

Veja então abaixo a lista dos vinte pilotos que mais subiram ao pódio na história da Fórmula 1. Vale destacar que a lista foi atualizada após o GP de Miami, tendo sido realizado em 07/05/2023, nos Estados Unidos.

1° – Lewis Hamilton (Reino Unido)
Número de pódios: 192

2° – Michael Schumacher (Alemanha)
Número de pódios: 155

3° – Sebastian Vettel (Alemanha)
Número de pódios: 122

4° – Alain Prost (França)
Número de pódios: 106

5° – Kimi Räikkönen (Finlândia)
Número de pódios: 103

6° – Fernando Alonso (Espanha)
Número de pódios: 102

7° – Max Verstappen (Países Baixos)
Número de pódios: 82

8° – Ayrton Senna (Brasil)
Número de pódios: 80

9° – Rubens Barrichello (Brasil)
Número de pódios: 68

10° – Valterri Bottas (Finlândia)
Número de pódios: 67

11° – David Coulthard (Escócia)
Número de pódios: 62

12° – Nelson Piquet (Brasil)
Número de pódios: 60

13° – Nigel Mansell (Reino Unido)
Número de pódios: 59

14° – Nico Rosberg (Alemanha)
Número de pódios: 57

15° – Niki Lauda (Áustria)
Número de pódios: 54

16° – Mika Häkkinen (Finlândia)
Número de pódios: 51

17° – Jenson Button (Reino Unido)
Número de pódios: 50

18° – Gerhard Berger (Áustria)
Número de pódios: 48

19° – Carlos Reutemann (Argentina)
Número de pódios: 45

20° – Jackie Stewart (Reino Unido)
Número de pódios: 43

Por fim, conforme apresentado acima, podemos observar três brasileiros entre os vinte pilotos com maior número de pódios. Tratam-se dos campeões mundiais Ayrton Senna (8º) e Nelson Piquet (12º), além do paulista Rubens Barrichello (9º).

Sobre a Fórmula 1

A Fórmula 1 é a principal modalidade do automobilismo mundial, sendo disputada oficialmente desde 1950, apesar de já existir campeonatos parecidos com a primeira ideia desde 1931.

Após o fim da Segunda Gerra Mundial, em 1946, visando então reconstruir o automobilismo em todo o mundo, foi fundada a FIA(Fundação Internacional de Automobilismo). A organização criou desde então muitas formas de executar o automobilismo em diversas categorias, sendo a principal delas a “Fórmula Internacional”, que foi posteriormente intitulada como “Fórmula A”, até chegar no nome dado atualmente: a “Fórmula 1”.

Dessa forma, a primeira corrida oficial válida por um campeonato mundial da categoria, que tenha sido regulamentado pela FIA, ocorreu em 13 de maio de 1950 em Silverstone, no Reino Unido.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Comentários

Loading…

Max Verstappen venceu o GP de Miami

Verstappen supera feito de Michael Schumacher após vitória no GP de Miami

leclerc ferrari

Leclerc critica mais um desempenho ruim da Ferrari: “Carro inconstante”