O início de temporada da McLaren foi motivo de chacota e de críticas. Entretando, a escuderia conseguiu buscar uma remontada significativa, após o pacote de atualizações, com Oscar Piastri e Lando Norris roubando a cena, nas últimas cinco provas realizadas, cravando pódio em duas delas, e rivalizando com a Red Bull.
Em entrevista ao GPblog, Piastri abriu o jogo sobre a reviravolta da McLaren, admitindo que o desempenho evolutivo da equipe o pegou de surpresa, mesmo sempre havendo a projeção positiva nos bastidores.
“Sempre houve um sentimento de otimismo na equipe. Acho que quando começamos a temporada, obviamente não estávamos particularmente felizes com a posição do carro”, disse o piloto australiano, detalhando algumas movimentações da equipe.
“Obviamente, fizemos muitas mudanças dentro da equipe. Mas é claro que as atualizações que colocamos no carro não acontecem da noite para o dia. Estamos desenvolvendo-as e vendo os números delas com semanas, senão meses de antecedência. Portanto, havia uma sensação de otimismo sobre o que estava por vir. Mas sempre há um nervosismo sobre se vai dar certo”, destacou Oscar Piastri.
Nítida tem sido a evolução da McLaren. Para se ter uma ideia, a equipe cravou a 17ª posição com Norris, enquanto Piastri amargou a última posição no grid, do GP do Bahrein. Já na Arábia Saudita, a dupla da equipe britânica não passou da oitava fila. Os resultados mais expressivos vieram a partir do GP da Áustria, onde Norris foi P4.
Na sequência, em Silverstone, o desempenho foi ainda melhor. Norris cravou o primeiro pódio, terminando em segundo, enquanto Piastri foi o quarto. Em Hungaroring, o britânico voltou a ser P2, e o australiano foi o quinto. Já na última etapa antes da pausa na Fórmula 1, Piastri terminou a Sprint Race em segundo, ficando atrás somente de Max Verstappen.
Na corrida pelo Mundial de Construtores, a McLaren é a quinta colocada, com 103 pontos somados, 88 tentos a menos em relação à Ferrari, que ocupa a quarta posição. No topo da tabela, a Red Bull tem ampla vantagem, faturando 503 pontos e presença no pódio em 100% dos GPs realizados.