in

Oscar Piastri fala do papel de Andrea Stella no crescimento da McLaren na Fórmula 1 em 2024

Piloto indica coordenação de engenheiro italiano como principal fator para a melhora no desempenho da equipe

Oscar Piastri, Andrea Stella e Lando Norris da McLaren
Oscar Piastri, Andrea Stella e Lando Norris, da McLaren. (Crédito: Divulgação / McLaren)

O piloto da McLaren Oscar Piastri disse que a presença de Andrea Stella nos boxes é um dos principais motivos do crescimento da equipe nas últimas corridas da Fórmula 1.

Andrea Stella, que trabalhou com Michael Schumacher na Ferrari, onde foi bicampeão de Fórmula 1 ao lado do alemão, exerce uma liderança positiva nos pilotos.

Stella entrou na McLaren em 2014, ao lado de Fernando Alonso. Hoje, ele é o chefe da equipe, com um dos contratos mais longos da categoria.

Depois de um 2023 muito difícil, o chefe da equipe conseguiu fazer com que a McLaren voltasse a ser figurinha carimbada dos pódios. Com isso Lando Norris e Oscar Piastri ganharam os GPs de Miami e Hungria, respectivamente.

No geral, 2024 tem sido a temporada com a maior quantidade de vencedores diferentes em uma década. Isso significa que a hegemonia da Red Bull não existe mais e que equipes como McLaren, Mercedes e Ferrari entraram no páreo pra valer.

No caso da McLaren, o desempenho da equipe sob o comando de Stella melhorou muito. Até agora ele liderou o time em 36 GPs, dos quais conseguiu que seus pilotos chegassem ao pódio 21 vezes.

Em entrevista ao site Speedcafe, Piastri disse que “Andrea tem sido uma parte crucial para o sucesso da McLaren e meu sucesso na Fórmula 1. Em primeiro lugar, acredito na formação dele no esporte, ela nos ajuda muito em termos de experiência. Ele possui bagagem para vencer corridas e campeonatos”.

Renato Roschel

Escrito por Renato Roschel

Editor-chefe do Nas Pistas. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

Comentários

Loading…

Yuki Tsunoda na Visa RB, da Red Bull

Pierre Gasly diz que Tsunoda merece uma chance ao lado de Verstappen na Red Bull  

Sebastian Vettel pode assinar com a Audi para 2025.

Helmut Marko sugere que Sebastian Vettel dispute um assento da Audi na Fórmula 1