Antes do GP da Bélgica deste fim de semana, Oscar Piastri enfatizou que é cedo para a McLaren cogitar fazer de Lando Norris o piloto líder da equipe, mesmo que ele possa lutar pelo título contra Max Verstappen.
Norris, de fato, tirou vários pontos da vantagem do atual campeão nas últimas corridas, de maneira que está 76 pontos atrás do holandês. Embora seja um grande déficit, ele pode diminuir se a Red Bull continuar a enfrentar dificuldades.
Piastri, por seu lado, está tendo uma temporada sólida, mas ainda não desafiou Verstappen da mesma forma que Norris. Assim, alguns especularam que a McLaren deveria dar prioridade a ele. O chefe da equipe, Andrea Stella chegou mesmo a dizer que é uma possibilidade.
Para Piastri, Andrea Stella não deveria repensar estratégia
“Não, não acho que deveria. Acho que estamos na metade da temporada, ainda há um longo caminho a percorrer. Creio que as decisões que tomamos em Budapeste mostraram que, na visão da equipe, é importante manter o relacionamento forte, continuar construindo o time e, finalmente, marcar o máximo de pontos possível para os construtores”, comentou Piastri.
“Como eu disse, se Lando estivesse em posição de ganhar o campeonato, e eles me pedissem para ajudar, então eu o farei. Mas penso que na metade da temporada com tantos pontos ainda em jogo para mim também, acho que ainda é muito cedo para isso”, acrescentou.
O australiano deixou claro que o campeonato de construtores da F1 deve ser a prioridade da equipe de Woking.
“Claro, quero tentar me elevar o mais alto que puder. Mas, no final das contas, mais uma vez, eu corro pela McLaren, e eles têm a palavra final. Vou tentar fazer o máximo de pontos que puder. Vamos ver como isso acontece. Se eles precisam que eu seja um jogador de equipe e tente ajudar Lando, então é claro que farei isso. Mas acho que o mais importante é tentar marcar o maior número de pontos entre todas as equipes e vencer o campeonato de construtores. Essa é a maior oportunidade que temos, e veremos se há outras também”, concluiu.