in

Piloto holandês relembra demissão de De Vries da Fórmula 1 e dispara: “Não teve uma chance justa”

Nyck de Vries estava em seu segundo ano na Fórmula 1 e em sua primeira temporada pela AlphaTauri até ser demitido pela equipe italiana

Nyck De Vries, hoje piloto da Mahindra, nos tempos de AlphaTauri
Reprodução/Instagram AlphaTauri

Um dos momentos mais ‘emblemáticos’ da temporada da Fórmula 1 em 2023 aconteceu antes mesmo das férias de primavera da categoria. A demissão do piloto Nyck de Vries da AlphaTauri após dez corridas chamou atenção. O holandês foi dispensado pela equipe de Faenza sem pontuar no campeonato e para dar lugar ao veterano Daniel Ricciardo. Tom Coronel, piloto de Dakar e comentarista da F1, relembrou o episódio. 

Em entrevista à revista holandesa Formule 1, Coronel afirmou que De Vries não teve uma chance justa da principal categoria do automobilismo. Para ele, a AlphaTauri errou ao colocar o piloto como ‘líder’ da equipe.

“Durou apenas dez corridas. Não acho que ele teve uma chance justa. Ele deveria ter terminado o ano.Nyck cometeu erros e alguns deles foram ruins, 100%. Mas eu vi melhorias. Ele simplesmente não conseguiu atingir o pico e isso é uma pena”, disse.

“Antes da temporada, Helmut Marko o posicionou como líder da equipe. Franz Tost também disse que contava com Nyck para estar presente desde a primeira qualificação. Nyck não é um falador, não é um líder, mas deveria ter dito ‘pessoal, esperem um minuto, não esqueçam que preciso de um tempo’. Sabemos que Daniel Ricciardo estava sendo alinhado nos bastidores, que tinha um acordo e que precisava dirigir. Acho que Nyck soube muito rapidamente que não faria a temporada inteira”, acrescentou Coronel.

+ Nyck De Vries quebra o silêncio e fala sobre demissão na Alpha Tauri

No entendimento de Coronel, Horner e Marko divergiram sobre a presença de De Vries no grid da Fórmula 1 no início da temporada. Ele acredita que o holandês foi uma solução provisória da Red Bull para a AlphaTauri.

“Ricciardo apenas esperou e a certa altura disse ‘estou pronto agora’. Nyck foi na verdade apenas uma solução provisória para a Red Bull. O que vejo claramente é que Christian Horner queria Ricciardo naquele carro e Helmut Marko optou por Nyck. Os dois simplesmente fizeram um acordo um com o outro – Marko disse algo como ‘Se Nyck não entregar nas primeiras dez corridas, você (Horner) consegue o que quer e nós colocaremos Ricciardo’. E foi exatamente isso que aconteceu”, disse.

Fora da F1, De Vries foi anunciado para competir novamente na Fórmula E, categoria que conquistou em 2021, pela Mahindra. Para Tom Coronel, faltou tempo para o holandês mostrar seu potencial. 

“Estou absolutamente convencido de que tudo teria dado certo para ele. Não vamos esquecer que o carro que ele comprou era uma merda sobre rodas”, completou.

Danielle Barbosa

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Comentários

Loading…

Max Verstappen joga futebol

Técnico da Holanda aponta semelhanças entre Verstappen e Messi: “Desejo de vencer a todo custo”

Max Verstappen e Charles Leclerc, GP de Las Vegas, Fórmula 1

Honda estuda possível saída da Indy e considera ampliar investimentos na Fórmula 1