A temporada de 2023 da Fórmula 1 chegou ao fim com o título de Max Verstappen e, como de costume nos últimos anos, as equipes ou até mesmo a própria categoria organizam ações de marketing ou momentos interessantes para movimentar suas redes sociais e seus sites.
Dessa forma, além do tradicional e inusitado amigo secreto, a F1 voltou a divulgar neste fim de ano uma espécie de “premiação” entre os pilotos, onde os próprios devem apontar os melhores membros do grid na temporada.
Dessa forma, assim como foi no último ano, não houveram grandes surpresas e Max Verstappen foi eleito o melhor entre os integrantes do grid.
No sistema de votação, cada piloto pode nomear seus dez melhores, inclusive a si mesmo. Os dez principais escolhidos por cada membro do grid recebem pontos idênticos distribuídos após cada Grande Prêmio (25, 18, 15, etc.). Esses pontos, quando somados, compõem a lista dos 10 melhores
O grid além de Max Verstappen
O “pódio” da premiação entre os pilotos foi completado por Lewis Hamilton, da Mercedes, e Fernando Alonso, da Aston Martin.
O britânico subiu uma posição e assumiu a colocação que no último ano foi de Charles Leclerc, da Ferrari. O monegasco, aliás, possui a maior queda de posições em comparação ao último ano, estando agora em 5º.
Já Fernando Alonso é dono da maior ascensão na opinião dos pilotos da F1, já que pulou da 6ª posição em 2022 para o 3º lugar nesta temporada.
Confira então abaixo o ranking completo, divulgado pela própria Fórmula 1 em seu site oficial:
Sergio Pérez em 10º lugar
Outro ponto que merece destaque é o fato de Sergio Pérez, companheiro de Max Verstappen na RBR, amargar uma singela 10ª colocação na opinião dos automobilistas do grid, apesar de seus vice-campeonato mundial. Ele caiu de uma já modesta 8ª posição no último ano.
Dessa forma, Checo ficou atrás até mesmo dos recém alocados no grid Oscar Piastri, da McLaren e Pierre Gasly, da Alpine. Isso escancara então a pouca popularidade do questionado mexicano também entre seus companheiros de categoria.