in

Pirelli projeta introduzir novos pneus na Fórmula 1 no GP de Silverstone

Pirelli deseja evitar tornar-se o centro das atenções por questões negativas na Fórmula 1, buscando agir para garantir segurança aos pneus

Pirelli Fórmula 1 pneus
Divulgação/Pirelli

A Pirelli conquistou a confiança dos pilotos e das equipes na temporada 2023 da Fórmula 1 devido à forte durabilidade dos pneus, melhorando consideravelmente a situação em relação à temporadas recentes, tornando mais fácil a vida de Max Verstappen e Sergio Pérez, dominantes durante o ano.

Nos últimos anos, discutiu-se inclusive uma possível mudança de fornecedora após diversas situações de carros abandonando corridas devido ao “estouro” dos pneus de forma repentina nas partes finais das corridas.

Porém, a situação agora é diferente. A Pirelli, fornecedora de pneus da Fórmula 1, propôs à FIA que fornecerá com uma construção de pneus diferente da do fim de semana do Grande Prêmio no Reino Unido. Os carros de 2023 estão rapidamente se tornando mais rápidos e, portanto, o fornecedor de pneus deseja introduzir um pneu mais firme.

Os carros deste ano estão mais rápidos do que a fornecedora esperava. Para evitar problemas com os pneus (como em Baku 2021) a Pirelli quer intervir a tempo. Portanto, a mudança não é por questões de segurança, mas sim para evitar problemas futuros, como falhas nos pneus.

Pirelli confirmou mudanças em comunicado oficial

A Pirelli propôs correr com uma construção de pneus mais dura desde o fim de semana do GP da Inglaterra no início de julho, de acordo com um comunicado à imprensa.

No entanto, a composição dos novos pneus não mudará e, portanto, permanecerá idêntica aos pneus atuais. Segundo fontes, os carros atuais já estão produzindo a quantidade de downforce que a Pirelli esperava apenas no final da temporada.

De acordo com o regulamento técnico da Fórmula 1, qualquer mudança estrutural durante a temporada deve passar por um processo formal. A mudança também deve ser aprovada pelas equipes. Oito em cada dez equipes devem apoiar o plano para aprovação. Isso geralmente representa pouco ou nenhum problema, como em 2021.

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

MotoGP Pol Espárgaro

Pol Espargaró desabafa e revela temor após acidente: “Pensei em desistir”

Helmut Marko de 80 anos abusou da sua habitual sinceridade, sobre a comparação entre seus pilotos na Red Bull. Max Verstappen tem 69 pontos de diferença sobre Sérgio Perez

Marko garante que Perez seguirá na Red Bull até 2024