Dona da Fórmula 1, a Liberty Media também terá os direitos econômicos da MotoGP. A empresa norte-americana irá adquirir o controle acionário junto à Dorna Sports, detentora desde 1992 do Mundial de Motovelocidade e que também possui o WorldSBK e a MotoE.
A Liberty Media, que tem a posse da Fórmula 1 há oito anos, irá desembolsar cerca de 4,2 bilhões de euros (R$ 22,8 bilhões na cotação atual) pelo controle de 86% da MotoGP. Na operação, a gestão do campeonato ficará com os 14% do capital restante.
A previsão da conclusão do negócio é para o final do ano, com a meta de contrapartida da capital sendo de 65% em dinheiro, 21% em ações ordinárias e 14% no capital de gestão retido da MotoGP. A Liberty ainda aguardará o recebimento de autorizações e aprovações por autoridades de concorrência e de investimento estrangeiro em várias jurisdições.
Dirigentes comemoram acordo com a detentora da Fórmula 1
A Dorna continuará como uma empresa gerida de forma independente, fazendo parte do estoque de rastreamento da Fórmula 1 na Liberty Media. Carmelo Ezpeleta seguirá como CEO da Dorna, com a sede permanecendo em Madrid.
“Estamos entusiasmados por expandir o nosso portfólio de ativos líderes em desporto e entretenimento ao vivo com a aquisição do MotoGP”, declarou Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media.
O dirigente seguiu repercutindo a negociação. “A MotoGP é uma liga global com uma base de fãs leais e entusiasmados, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de fluxo de caixa. Carmelo e sua equipe administrativa construíram um grande espetáculo esportivo que podemos expandir para um público global mais amplo. O negócio tem vantagens significativas e pretendemos fazer crescer o esporte para os fãs do MotoGP”, projetou Maffei.
O CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, deu a sua visão. “Este é o próximo passo perfeito na evolução do MotoGP e estamos entusiasmados com o que este marco traz à Dorna, ao paddock do MotoGP e aos fãs das corridas. Estamos orgulhosos do desporto global que desenvolvemos e esta transação é uma prova do valor do desporto hoje e do seu potencial de crescimento”, disse.
Ezpeleta exaltou a nova aliada na MotoGP: “A Liberty tem um histórico incrível no desenvolvimento de ativos desportivos e não poderíamos desejar um parceiro melhor para expandir a base de fãs do MotoGP em todo o mundo”.