A Haas vem realizando profundas mudanças em sua estrutura. Diante da péssima campanha da equipe na temporada passada da Fórmula 1, a escuderia trocou seu chefe para 2024. Guenther Steiner foi substituído por Ayao Komatsu. Além disso, criou o cargo de diretor de operações.
O ex-piloto alemão e atualmente comentarista Ralf Schumacher sugeriu o nome de Otmar Szafnauer para a nova ocupação da Haas. O ex-chefe da Alpine deixou a equipe depois do GP da Bélgica em julho. Outro profissional cotado para a função é Mattia Binotto, ex-chefão da Ferrari que saiu de Maranello em 2022.
Mas Schumacher vê mais vantagens para Haas com Szafnauer, pela vivência em equipes menores na Fórmula 1.
“Diferentemente de Binotto, Szafnauer conhece estruturas pequenas e sabe extrair o máximo delas. Isso é crucial. De que adianta contratar alguém que anteriormente teve mil pessoas sob seu comando? Ele terá dificuldades no início”, projetou o irmão de Michael Schumacher, no canal de YouTube da Formula1.de.
O comentarista seguiu elogiando o ex-chefe da Alpine. “Otmar é alguém conhecido na Fórmula 1 e possui experiência. Uma coisa é expertise técnica, mas outra é procurar mentes brilhantes, às vezes em universidades”, avaliou Ralf Schumacher.
Ralf Schumacher lamentou saída de chefe da Haas
O ex-automobilista fez críticas públicas a Guenther Steiner por seu sobrinho Mick Schumacher não ter tido seu contrato renovado com a Haas no fim de 2022. Mesmo assim, Ralf acredita que o engenheiro italiano fará falta na Fórmula 1.
“Ele era uma marca. É uma pena porque outro tipo de personagem está deixando a Fórmula 1. Mas talvez fosse também hora de preencher a posição com alguém novo. Só o tempo dirá”, concluiu o comentarista.