Até o fim da atual temporada, a formação das duas equipes do grupo Red Bull na Fórmula 1 permanecerá inalterada. Isso significa que Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda continuarão correndo pela Visa Cash App RB, apesar do “fantasma” do jovem Liam Lawson, que vinha pressionando por uma oportunidade.
Ao contrário do australiano, a posição de Tsunoda não parece estar em risco. No entanto, o início lento de Ricciardo nesta temporada gerou especulações sobre a possibilidade de ele perder seu lugar para o reserva Lawson.
Leia também:
– Tsunoda “não se assusta” com possível parceria com Verstappen na RBR
– Gasly diz que Tsunoda merece uma chance ao lado de Verstappen na RBR
– Verstappen afirma “lealdade” à Red Bull, em meio a rumores de saída
Na Fórmula 1, especialmente no contexto da Red Bull, as coisas nem sempre seguem uma lógica previsível. Durante as especulações que surgiram referentes à pausa de verão, parecia mais provável que Ricciardo recebesse uma “última chance” no lugar de Sergio Pérez, do que Tsunoda conquistasse sua tão desejada promoção.
Ainda assim, a menos que Checo apresente uma grande evolução na segunda metade da temporada, a disputa por essa vaga permanece em aberto para 2025. Assim, Yuki Tsunoda não só está no páreo, como parece ser o “preferido” da RB para uma oportunidade futura na equipe principal.
Peter Bayer, CEO da Visa RB, parece estar em uma verdadeira empreitada de promover o piloto japonês, declarando recentemente, inclusive, que ele é o melhor candidato ao posto de segundo piloto da Red Bull no momento.
“O próprio Helmut (Marko) disse, em alemão você diz que uma andorinha não faz verão. O que isso significa é que se Yuki continuar correndo nesse nível consistentemente, ele será considerado para uma vaga na RBR“; disse o dirigente ao Autosport.
Tsunoda na Red Bull: uma “missão impossível”?
Apesar de Helmut Marko e Christian Horner não parecerem tão dispostos a enxergar Tsunoda como verdadeiro candidato em uma possível substituição de Pérez, a RB assumiu a missão de levar seu piloto o mais próximo possível deste objetivo.
Segundo Bayer, o companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, será então essencial para o sucesso desta missão: “Essa é exatamente a nossa missão e a missão que nos foi dada pelos acionistas, e se isso significa que ele precisa de mais uma temporada ao lado de um Daniel (Ricciardo) muito forte, essa pode ser uma opção“.