A Red Bull dominou completamente a F1 com sua excelência em 2023, mas Christian Horner admite que a próxima temporada será um novo desafio. Com o desenvolvimento na F1 tão restrito, começar com força é crucial.
Com Adrian Newey e Pierre Wache estabelecendo uma base sólida para estes regulamentos da F1, a equipe conseguiu superar o desenvolvimento restrito. Nos últimos dois anos, os rivais lutaram para tentar se recuperar.
Até agora, a equipa austríaca tem sido praticamente incomparável. Isto é especialmente verdadeiro após a diretriz técnica de 2022, que foi prejudicial ao desempenho inicialmente promissor da Ferrari. Indo para a próxima temporada, a questão é quem – se é que existe alguém – pode competir com a equipe de Christian Horner.
A maioria dos meios de comunicação da F1 especulam se McLaren, Ferrari ou Mercedes podem se tornar desafiantes em 2024. Considerando o domínio do RB19, será necessário um passo significativo durante para preencher a lacuna. Porém, outro fator que deve ser considerado é quanto mais desempenho a Red Bull pode extrair.
Para muitos, um inverno sem brilho de desenvolvimento é visto como a melhor chance de lutar contra os campeões em título. Em declarações à BBC, Christian Horner admitiu que desbloquear mais velocidade em 2024 será difícil. Esses comentários podem ser interpretados de muitas maneiras diferentes. Para alguns, Horner pode estar minimizando as expectativas e tentando passar despercebido. Esta é uma tática bastante comum na Fórmula 1, que em determinado momento era muito comumente associada à Mercedes e Toto Wolff.
Aspas de Christian Horner, chefe da Red Bull
“Subimos a curva [de desenvolvimento] mais rapidamente do que outros, mas estamos a observar retornos decrescentes. E com a falta de tempo no túnel de vento que tivemos, apesar de termos feito a transição cedo, ainda tivemos menos tempo de treino do que muitos dos nossos adversários. Portanto, tivemos que ser muito frugais e seletivos.”