O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, disse que planeja reduzir o número de pilotos em suas categorias juniores em breve.
A equipe austríaca é conhecida por sua abordagem de trazer uma infinidade de jovens pilotos para a Fórmula 1 sob o olhar atento do consultor da Red Bull, Helmut Marko. Embora a abordagem do consultor da Red Bull tenha sido frequentemente criticada pela dureza de suas ações, isso rendeu seis campeonatos de pilotos até agora com pilotos cujas carreiras foram desenvolvidas pela Red Bull.
Com o objetivo de descobrir o próximo Sebastian Vettel ou Max Verstappen, a Red Bull atualmente coloca sete pilotos no grid de 20 carros na principal série de alimentação da F1, a Fórmula 2. No entanto, apenas o piloto japonês Ayumu Iwasa, que ocupa o terceiro lugar no momento, permanece na disputa pelo título realista com três corridas restantes da temporada.
Por isso, Horner disse que a equipe iniciará um processo de redução do número de pilotos em seu programa júnior para garantir que apenas os talentos mais brilhantes permaneçam. As mudanças começarão a partir do próximo ano. A revelação ocorreu ao ESPN Podcast.
Aspas de Christian Horner, chefe da Red Bull
“Acho que esse programa é bem sucedido, produziu Sebastian Vettel, produziu Max Verstappen. Daniel Ricciardo também foi formado nisso. Carlos Sainz é formado por ela. Pierre Gasly é graduado nisso. Há tantos pilotos que tiveram oportunidade e chegaram à Fórmula 1. Alex Albon é outro.”
“E sim, estamos focando um pouco mais na juventude, acho que daqui para frente também. Temos muitos pilotos na Fórmula 2 este ano, acho que isso será reduzido no futuro e talvez um novo foco em talvez algumas das fórmulas inferiores também. Mas você sabe, um Max Verstappen ou um Sebastian Vettel, eles não aparecem a cada temporada. Então, é apenas garantir que você identifique esse talento quando uma estrela aparecer.”