Depois de muitas especulações e um cenário de incerteza em torno do futuro da Alpha Tauri na Fórmula 1, uma sinalização foi dada pela Red Bull. Em posicionamento, o consultor da escuderia britânica, Helmut Marko revelou que a empresa descartou a venda do time ou mudá-la de sua base em Faenza, na Itália.
Marko, por sua vez, revelou que a AlphaTauri irá expandir o seu destaque em solo britânico. Rumores começaram a surgir dando conta de que o novo CEO da Red Bull, Oliver Mintzlaff, estaria insatisfeito com o desempenho da equipe neste início de temporada. Em março, o consultor da Red Bull admitiu a necessidade de melhora da Alpha dentro e fora das pistas (no lado comercial).
No último mês, chegou o anúncio de que Franz Tost iria deixar o cargo de chefe da equipe ao término da temporada, dando lugar para Laurent Mekies, da Ferrari. A mudança também impactaria na função de CEO, que seria assumida por Peter Bayer, ex-secretário-geral da FIA.
Em meio ao processo de avaliação do cenário, a Red Bull reorganizou a “casa” da Alpha Tauri, descartando assim a possibilidade de venda. A sede localizada em Faenza permanecerá como base principal da equipe. A novidade fica por conta da inserção de mais funcionários na sede secundária, situada em Bicester, no Reino Unido.
“A decisão foi tomada. A AlphaTauri seguirá sendo 100% Red Bull, e seguirá como equipe júnior”, afirmou Marko em uma entrevista para o canal do YouTube do Formel1.de.
RED BULL SOBRANDO
Avassaladora, a escuderia representada por Max Verstappen e Sergio Pérez venceu todas as cinco provas na temporada 2023, alcançando 224 pontos no Mundial de Construtores. A frente para a Aston Martin, segunda colocada, é expressiva. O time de Fernando Alonso aparece com 102 tentos computados. A Mercedes fecha o “pódio” com 96 pontos.