in

Relembre os patrocinadores mais ‘curiosos’ da Fórmula 1

Banda de música famosa, revista de fotos eróticas, série de TV… carros da Fórmula 1 tiveram anunciantes inusitados ao longo da história

Paul-Henri Cahier/Getty Images

Nos áureos tempos da Fórmula 1, os apreciadores da principal categoria do automobilismo se habituaram a ver marcas de cigarros estampando os carros. Afinal, o famoso modelo da McLaren de Ayrton Senna tinha a Marlboro assinando o aerofólio. Empresas de combustível também são patrocinadores comuns.

Entretanto, a Fórmula 1 também teve anunciantes inusitados em seus monopostos. De maneira aleatória, apareciam, nos carros dos pilotos, apoiadores mais diversos e curiosos. Desde bandas, personagens de desenhos, até patrocinadores eróticos.

Os fãs brasileiros da Fórmula 1 têm como uma das nostalgias mais marcantes a célebre primeira volta de Ayrton Senna em Donington Park, em 1993. Naquele GP da Europa em que o tricampeão mundial fez uma série de ultrapassagens no começo da prova, havia várias placas de publicidade da empresa de videogames Sega, patrocinador master daquela etapa.

Nelas, despontava com frequência o personagem Sonic. Aliás, o troféu recebido por Senna pela vitória tinha o formato do famoso porco-espinho azul, mais a propaganda da Sega. A marca também estampava os modelos da Williams naquele mesmo ano de 1993.

Até funerária patrocinou carro de Fórmula 1

Mas o Sonic pareceu um anunciante normal perto de outros que a Fórmula 1 apresentou. A Durex, além de fita adesiva, é também uma marca de preservativos famosa que já apareceu no carro de Alan Jones, da Surtees, em 1976. Como tudo é relativo, a revista masculina Penthouse também despontou na equipe Hesketh Racing, nos anos 70, que chegou a ter James Hunt como piloto.

Já a equipe Merzario chegou a estampar em seu monoposto, em 1979, a propaganda da companhia funerária Onoranze Funebri, numa época em que a Fórmula 1 era muito mais perigosa do que hoje em dia. Série televisiva de sucesso nos anos 90 e também como exibição no Brasil, “Xena, a Princesa Guerreira” patrocinou a Tyrrell de Jos Verstappen e Mika Salo em 1997.

Uma das grandes bandas da história da música pop, o Abba chegou a apoiar o piloto sueco Slim Borgudd, da equipe ATS. Baterista, tocava no estúdio com o famoso conjunto e apelou para a estampa do nome da banda na lateral do carro, em 1981. Borgudd faleceu no último mês de fevereiro.

Por fim, Mickey e Pateta não chegaram a despontar numa corrida oficial da Fórmula 1. Pelo menos, os famosos personagens da Disney aparecem nos testes de pré-temporada de 1984, no autódromo de Jacarepaguá, através da equipe Spirit-Hart, de Emerson Fittipaldi.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Conor Daly

De volta! Rahal Letterman Lanigan Racing confirma retorno de Conor Daly

Frédéric Vassuer

Com três equipes na mira da FIA, chefe da Ferrari quer punições mais severas na Fórmula 1