Daniel Ricciardo não escondeu a ansiedade presente e afirmou que considera as duas próximas corridas como “os mais importantes de sua carreira”, tudo por conta de sua situação envolvendo a possibilidade de substituir Pérez na Red Bull.
Ricciardo entrou na 9ª etapa do campeonato em uma situação incomum, já que seus resultados podem abrir uma promoção para a Red Bull ou fazer com que ele perca sua vaga na RB em 2025. O australiano pareceu se destacar sob a pressão ao traduzir os tempos encorajadores dos treinos em Hungaroring em uma aparição no Q3 para levantar o moral.
Houve uma espera ansiosa, já que Ricciardo estava na zona de rebaixamento do Q1 durante uma paralisação com chuva iminente, mas ele fez uma volta estelar para liderar a etapa de abertura. No entanto, os esforços de Ricciardo no segmento final foram comprometidos quando ele abriu uma volta com novos pneus macios quando seu companheiro de equipe RB, Yuki Tsunoda, desviou na Curva 5.
Ricciardo está convencido de que um plano de corrida melhor durante a disputa da pole position poderia tê-lo feito pelo menos substituir o Aston Martin do oitavo colocado Lance Stroll.
Aspas de Daniel Ricciardo, piloto da RB
“Definitivamente, sinto que teríamos algo para os Astons sem a bandeira vermelha Q3. Obviamente parecendo uma corrida de pneu novo. Não sei se ultrapassaríamos o Fernando [Alonso] ou não, mas definitivamente acho que estaríamos na luta. Então, sim, potencialmente mais algumas posições no grid. Mas foi um fim de semana tranquilo. Tem sido bom. Fomos rápidos.”
“Tirando o TL1, onde não fiquei muito feliz, daquele ponto em diante temos sido competitivos e confiantes, a equipe está em um bom lugar. É tão bom fazer isso. E mesmo no Q1, estávamos no nocaute, e eu pensei: ‘Bem, você tem uma volta…’ E mesmo com a garoa, você fica tipo ‘A pista vai ficar boa?’
“Fizemos uma boa volta lá e isso obviamente deixou todos entusiasmados na equipe. Tem sido sólido. Sinto que ainda resta um pouco na mesa, apenas com as circunstâncias, o que aconteceu, então acho que isso é bom para a corrida de amanhã que estamos olhando para o futuro. Certamente não estamos tentando nos apegar a esses pontos, vamos tentar buscar mais.”