in

Ricciardo detona regra que o prejudicou na relargada do GP de Interlagos

Ricciardo não ficou nada satisfeito com o procedimento de relargada no GP de Interlagos e detonou as regras impostas pela FIA

Lewis Hamilton fala sobre retorno de Ricciardo
Divulgação/ Twitter Red Bull

Em entrevista nova à imprensa europeia nesta quarta-feira (8), Daniel Ricciardo criticou de forma contundente a regra que não o permitiu relargar na mesma volta do que os demais pilotos durante o GP de Interlagos, em São Paulo, no último final de semana.

O australiano estava prestes a abandonar a corrida de 71 voltas em Interlagos depois que um pneu, que ficou solto após acidente na primeira curva entre Alex Albon e Kevin Magnussen, caiu na asa traseira. Mas devido aos reparos subsequentes na barreira, a corrida logo recebeu bandeira vermelha para permitir que a equipe realizasse reparos e reinscrevesse Ricciardo na corrida. A McLaren fez o mesmo depois que Oscar Piastri foi recolhido na confusão.

Os compatriotas foram obrigados a reiniciar a corrida no pit lane em vez de partirem parados. Ambos os pilotos também ficaram uma volta atrás dos carros restantes. Isso ocorre porque ambos foram para os boxes no final da primeira volta, quando era esperado que fossem retirados, enquanto o pelotão continuava pelo pit lane atrás do safety car antes da corrida ser finalmente interrompida.

O Regulamento Desportivo da FIA diz: “Quaisquer carros em sua garagem no momento em que a corrida foi suspensa serão colocados no final da fila de carros na pista rápida [dos boxes] na ordem em que chegaram lá. Qualquer um desses carros terá permissão para deixar o pit lane quando a corrida for reiniciada, mas deverá entrar novamente no pit lane quando o safety car retornar e poderá entrar na corrida assim que o último carro passar pela saída do pit lane após a relargada.”


Ricciardo chamou de “fracassada” a regra da FIA

Mas Ricciardo mirou nessas regras “fracassadas” que não permitem mais “bom senso”, já que ele acredita que deveria ter sido contado como estando na mesma volta que o resto do pelotão.

“Esperávamos que houvesse uma bandeira vermelha e pudéssemos voltar à corrida. Então, chegamos aos boxes. Ouvimos dizer que havia bandeira vermelha. A equipe fez um ótimo trabalho consertando o carro, então estávamos prontos para retornar. Aí eles me disseram que Oscar e eu estamos começando uma volta atrás. Toda a emoção que você tem para correr novamente é completamente eliminada de você.”

“Não houve uma volta de corrida com bandeira verde concluída. Não sei como começamos a corrida depois de uma volta atrás. Isso é realmente frustrante. Obviamente, é algo meio esfarrapado nas regras.”

“Acho que meu argumento é se 15 carros tiveram nosso problema hoje, eles vão largar 15 carros no pit lane uma volta atrás e colocar cinco carros no grid? Não. Eles não vão fazer isso.”

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Alonso relembra disputa com Schumacher no GP de San Marino de 2005 e compara com prova no Brasil

Lewis Hamilton Mercedes

Mercedes revela planos para lançamento do W15 em 2024