George Russell quase obteve sua terceira vitória na Fórmula 1 neste fim de semana. No entanto, foi desclassificado do GP da Bélgica por seu carro estar com 1.5kg a menos que o mínimo estabelecido nas regras, ou seja, 798kg. Assim, seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, ficou com o lugar mais alto do pódio.
Fazia 30 anos que um piloto não perdia um triunfo. A história registra outros cinco corredores que tiveram o feito: James Hunt, Nelson Piquet, Alain Prost, Ayrton Senna e Michael Schumacher.
James Hunt
O polêmico automobilista teve um 1976 agitado. O ano de seu único título, à frente da McLaren, foi marcado por uma série de desclassificações. A primeira foi no GP da Espanha. Mesmo vencendo seu principal concorrente do campeonato, Niki Lauda, por quase 31 segundos, o fato de seu carro estar mais largo que o permitido deu o triunfo ao rival. Sua escuderia apelou da decisão e foi revertida dois meses depois.
Em duas semanas, mais uma desclassificação. Na Inglaterra, Hunt atingiu a Ferrari de Clay Regazzoni na primeira volta, envolvendo outros no acidente e interrompendo a corrida. De volta à prova, o inglês venceu em casa. No entanto, as equipes Ferrari, Tyrrell e Copersucar-Fittipaldi protestaram contra o resultado, afirmando que o Superstar não havia completado uma volta da prova. O triunfo foi mantido inicialmente, sendo revertido somente em setembro após apelação da escuderia italiana.
Nelson Piquet
O brasileiro teve o mesmo problema que Russell. No GP do Rio de Janeiro, em 1982, as altas temperaturas castigaram os pilotos. Em disputa acirrada na pista com Gilles Villeneuve e Keke Rosberg, campeão da temporada, Piquet acabou levando a melhor, inclusive desmaiando no pódio. No entanto, tanto ele quando Rosberg foram desclassificados por seus carros estarem com o peso abaixo. Assim, Alain Prost ficou com a vitória.
Alain Prost
Favorecido em 1982 pela questão de peso, o francês levou a pior três anos depois. Com 2kg a menos em seu carro, viu Elio de Angelis, da Lotus, triunfar em Ímola. Os pontos não fizeram falta, pois Prost se sagrou campeão da F1 na temporada.
Ayrton Senna
Companheiro de Prost na McLaren, Senna disputou o título de 1989 com seu colega até a última corrida. No GP do Japão, o francês tentou bloquear uma ultrapassagem do brasileiro, então campeão, e ambos colidiram. Enquanto Prost abandonou a corrida, Senna pediu para que técnicos empurrassem seu carro de volta à pista. Afinal, deixar a corrida, assim como o francês fez, acabaria com suas chances de título. Ayrton até ganhou a prova, mas foi desclassificado por receber ajuda externa e perder a chicane durante a batida. Alessandro Nannini, Benetton, foi declarado o vencedor. Assim, o francês garantiu o título.
Michael Schumacher
Último desclassificado antes de Russell na F1, o alemão faturou seu primeiro campeonato em 1994, quando defendia a Benetton. No GP da Bélgica deste ano, Schumacher foi dominante e sobrou na pista, triunfando com 13 segundos de vantagem. No entanto, a inspeção após a corrida apontou que o bloco de proteção de seu carro estava desgastado acima do limite. Com isso, Damon Hill, da Williams, foi declarado o vencedor.