A Red Bull Racing teve um fim de semana para esquecer no Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1. Após problemas no planejamento de seus carros, a equipe deixou seus pilotos em situação complicada durante a classificação para a corrida do último domingo (17).
Após um trágico desempenho nas pistas do Circuito Urbano de Marina Bay no sábado (16), o líder Max Verstappen largou no dia seguinte em 11º e Sergio Pérez em 13º. O neerlandês fez uma ótima corrida de recuperação e ficou com a P5, enquanto o mexicano conseguiu terminar na 8ª colocação.
Apesar de chegar em Singapura com chances de título, a RBR não esteve nem perto do desempenho necessário. Ainda assim, os austríacos possuem uma nova oportunidade de conquistar o Mundial de Construtores, agora no GP do Japão.
A escuderia ainda colhe os frutos de seu bom desempenho durante toda a temporada até aqui, com a liderança isolada no Mundial de Construtores. Após o GP de Singapura, a RBR acumula 597 pontos, nada menos que 308 a mais que a rival Mercedes.
Para celebrar o título mundial no próximo fim de semana, a Red Bull precisa conquistar ao menos um ponto a mais que a atual segunda colocada Mercedes nas pistas de Suzuka.
Isso porque, como citado acima, a atual distância atual entre os austríacos e os alemães é de 308 pontos. Após o fim do GP do Japão, a equipe de Hamilton e Russel poderá conquistar, no máximo, 309 pontos até o fim da temporada.
Ou seja, se após a próxima corrida a margem para a Mercedes for de 309 pontos ou mais, a Red Bull será declarada campeã de forma antecipada do Mundial de Construtores.
A Red Bull no Mundial de Pilotos
Já no Mundial de Pilotos, a RBR tem nada menos que seus dois pilotos nas duas posições mais altas da classificação geral, situação essa que possui grandes chances de se manter até o fim da temporada.
Apesar dos questionamentos técnicos envolvendo Sergio Pérez e a P8 de ontem, o mexicano permance com o favoritismo ao seu favor na briga pelo vice-campeonato com Hamilton, Alonso e outros adversários.
Já Max Verstappen não deve ter seu tricampeonato de Fórmula 1 ameaçado após o desempenho ruim da Red Bull em Singapura, já que lidera o campeonato com incríveis 374 pontos, 151 a mais que Checo.
Max Verstappen e Sergio Pérez voltam às pistas no próximo domingo (24), às 2h da manhã (horáio de Brasília), pelo Grande Prêmio do Japão. Todo o fim de semana de Fórmula 1 ocorrerá então no Circuito de Suzuka.