A Andretti nunca esteve tão perto da Fórmula 1 quanto atualmente. A equipe comandada pelo ex-piloto Michael Andretti conseguiu a aprovação da FIA para ingressar na categoria.
A escuderia estadunidense foi a única que avançou no então rigoroso processo organizado durante todo este ano pela organização máxima do automobilismo mundial. Assim, ela deve ingressar na F1 entre 2025 e 2027, mas muito provavelmente já estará no grid em 2025.
Apesar de uma possível resistência por parte das outras escuderias do grid atual da categoria, a maior parte dos pilotos parecem ver com bons olhos a chegada de uma 11ª equipe.
O site GPblog reuniu às declarações de alguns dos pilotos da Fórmula 1 sobre a Andretti-Cadillac, incluindo o experiente Fernando Alonso e o mexicano Sergio Pérez, que parece ter sua vaga na Red Bull ameaçada.
Ocon e Piastri otimistas com o futuro da Fórmula 1
Esteban Ocon, da Alpine, e Oscar Piastri, da McLaren, demonstraram otimismo em relação à chegada de mais uma equipe no futuro da Fórmula 1.
“Acho ótimo ver que há tanto interesse pela Fórmula 1 no momento e que o esporte obviamente atrai muitos novos parceiros e muitos grandes nomes em geral“; apontou assim o piloto da Alpine.
Já o prodígio Piastri vê esta como uma oportunidade que pode abrir portas a jovens como ele na categoria: “Acho que isso poderia criar oportunidades para os jovens que estão chegando. É preciso que seja uma equipe que traga valor para o esporte, é claro.“
Russel é neutro, mas quer uma Fórmula 1 mais competitiva
George Russel, da Mercedes, não opinou a favor nem contra à chegada da Andretti-Cadillac, mas observa essa alteração na esperança de aumentar a competitividade da categoria.
“Acho que a Fórmula 1 é o auge e queremos ver uma competição de qualidade. Portanto, não sou a favor nem contra, mas definitivamente, se houver uma equipe extra, tem que ser uma equipe de qualidade, uma que possa agregar ao esporte“; opinou o britânico.
Lawson empolgado com a 11ª equipe
Sem vaga garantida no grid da próxima temporada, o jovem neozelandês acredita que a entrada de mais uma escuderia na F1 aumente suas chances de se manter na categoria.
“Na minha situação, sim, com certeza poderia ajudar“; iniciou o jovem. “Eu realmente não sei (o que pensar). Acho que, especificamente para alguém como eu, sim, pode ajudar se algo assim acontecer na Fórmula 1“; encerrou o atual membro da AlphaTauri.
Alonso e Pérez satisfeitos com Andretti na Fórmula 1
Já Sergio Pérez, da Red Bull, parece ter certeza que a nova escuderia agregará valor à categoria mais famosa do automobilismo mundial: “É um bom nome para se ter na Fórmula 1, obviamente.“
O bicampeão Fernando Alonso, atualmente na Aston Martin, teceu elogios ao dono da Andretti, Michael Andretti. Assim como Chego, ele afirmou que o estadunidense é um bom nome para se ter nos bastidores da categoria.
“Obviamente, ele (Michael Andretti) será um grande nome a ser adicionado à Fórmula 1“; iniciou. “Seja qual for a decisão final, vai dar tudo certo. Gosto do Michael, como já disse“; revelou o espanhol.
A Fórmula 1 retorna no próximo domingo (22), às 16h (horário de Brasília). Todo o fim de semana do Grande Prêmio dos Estados Unidos terá então como palco o Circuito das Américas.