As pessoas geralmente acham que a história de Sebastian Vettel Fórmula 1 foi curta. Engana-se quem acha que esse jovem alemão — que atualmente está com 37 anos, ou seja, é mais novo do que Fernando Alonso (42 anos) e Lewis Hamilton (39) — fez pouco no mundo do automobilismo.
Na verdade, Vettel marcou de maneira indelével as mentes de todos os fãs do mundo das corridas. Sua carreira repleta de vitórias, recordes e momentos memoráveis são uma demonstração do tamanho desse piloto na história da Fórmula 1.
A jornada de Vettel na F1 começou quando ele assumiu o posto de piloto de testes da BMW Sauber em 2006. Sua primeira corrida na F1 ocorreu em 2007, quando o jovem alemão substituiu o lesionado Robert Kubica no Grande Prêmio dos Estados Unidos.
Vettel na Toro Rosso
Ainda em 2007, Vettel se tornou piloto da Toro Rosso, a equipe B da Red Bull. Para muitos, esse foi seu verdadeiro começo de sua história na F1. Em 2008, ele surpreendeu o mundo ao conquistar a vitória no Grande Prêmio da Itália, em Monza, tornando-se o mais jovem vencedor de corridas da história da Fórmula 1 à época. O alemão ganhou o GP de Monza com apenas 21 anos pela Toro Rosso.
A dominância da Red Bull
Este sucesso surpreendente e precoce abriu caminho para sua promoção à equipe principal da Red Bull em 2009. Assim, entre os anos de 2010 e 2013, Vettel simplesmente dominou a categoria. Foram quatro Campeonatos Mundiais de Pilotos consecutivos. Um feito incrível, alcançado ainda muito jovem (apenas 26 anos). Isso o consolidou o nome de Vettel como um dos maiores talentos da história da Fórmula 1.
A carreira absolutamente impressionante de Vettel não se limitou a títulos. Ao longo de sua passagem pela F1, ele conquistou impressionantes 53 vitórias em Grandes Prêmios. Esse número o coloca entre os maiores vencedores da categoria. Vettel também impressiona pelo número de pole positions: 57 no total.
Revolução na Fórmula 1: Vettel na Ferrari
Em 2015, Vettel fez uma mudança que abalou o mundo da Fórmula 1. Ao aceitar a proposta da Ferrari, com o objetivo de imitar seu ídolo Michael Schumacher e trazer a Scuderia de volta à glória nas pistas, Vettel passou a pilotar um dos carros mais emblemáticos da categoria. Embora Vettel tenha garantido várias vitórias para a equipe italiana, ele não conseguiu vencer o campeonato de pilotos nem repetir a dominância da Red Bull nas pistas.
O piloto alemão ficou seis temporadas na Ferrari, equipe na qual ele entrou para substituir Fernando Alonso.
Aston Martin e aposentadoria
Depois da sua história na Ferrari, Vettel acertou uma mudança para a Aston Martin. O alemão foi piloto da equipe entre 2021 e 2022, ou seja, até o momento em que ele anunciou sua aposentadoria.
O final dessa carreira impressionante ocorreu, portanto, ao final da temporada de 2022. Sua história marcou a Fórmula 1. Vettel foi campeão com números absolutamente incontestáveis. Sua passagem pelas pistas da F1 gravou para sempre seu nome no hall da fama do automobilismo mundial.