A Fórmula 1 de 2024 provavelmente terá Max Verstappen como o piloto a ser batido. Certamente, os demais 19 automobilistas do grid tentarão impedir o tetracampeonato do holandês da Red Bull.
Entretanto, cinco destes terão de realizar uma temporada de superação. Afinal, o quinteto sofreu contestações durante todo o campeonato da Fórmula 1 do ano passado. O portal Crash, referência dos esportes a motor, elaborou a lista de quem tem que provar algo a mais no novo ano.
O primeiro da relação é Sergio Pérez. O piloto mexicano cumprirá seu último ano de contrato com a Red Bull. Mesmo que tenha conquistado o vice-campeonato, o site considerou 2023 a pior temporada de Checo na Fórmula 1.
“A irregularidade de Pérez no meio do campeonato foi além do aceitável para alguém que dirige o carro mais dominante da história do esporte”, escreveu o Crash.
Ricciardo tenta um único objetivo na Fórmula 1
Entretanto, o veículo acredita que o fator positivo para Pérez é que ele não tenha um substituto de confiança. Então, Daniel Ricciardo é o segundo nome da lista dos cinco pressionados da Fórmula 1, já que seu único objetivo seria a volta à Red Bull em 2025.
“Ricciardo ainda precisa mostrar que está no nível necessário para enfrentar Verstappen. Até agora, ao lado de Yuki Tsunoda, ele não foi capaz de fazê-lo”, observou a página.
Além disso, o site complementou que 2024 será determinante para definir se o australiano da AlphaTauri conseguirá encerrar sua carreira numa equipe de ponta.
Último piloto confirmado no grid da Fórmula 1, Logan Sargeant é o terceiro da lista do Crash. Com resultados insatisfatórios em 2023, o piloto norte-americano terá que justificar ser merecedor da vaga na tradicional equipe britânica. “Dada a falta de alternativas para Williams escolher, a contratação de Sargeant era inevitável”, analisou o portal.
Zhou Guanyu foi o quarto piloto cobrado pelo Crash, que chamou atenção para os duelos do chinês com seu companheiro Valtteri Bottas. Ambos integrarão a agora Stake F1 Team Kick Sauber, ex-Alfa Romeo e que terá este nome até 2026, quando a Audi despontar na Fórmula 1.
“O piloto chinês parece se sair melhor na corrida e, para seu crédito, raramente comete erros graves. No entanto, seu teto não parece ser alto o suficiente para garantir uma quarta temporada no grid da Fórmula 1, caso ele não leve a melhor sobre Bottas com mais frequência”, avaliou o site.
Por fim, o Crash considerou ruim o ano de Kevin Magnussen, piloto da Haas, última colocada do Mundial de Construtores da Fórmula 1 em 2023. “Foi consistentemente o mais lento dos dois pilotos da Haas”, pontuou o portal, em comparação com Nico Hülkenberg.
Dessa forma, a página acredita que a vaga do dinamarquês na Haas para 2025 pode ficar ameaçada pelo britânico Oliver Bearman, de 18 anos, caso o jovem automobilista seja campeão da Fórmula 2.