in

Toto Wolff é “realista” sobre as chances da Mercedes bater a Red Bull em 2024

Chefe da Mercedes sabe das dificuldades que terá na próxima temporada, mas planeja desafiar equipe austríaca

Foto de Toto Wolff no GP do Brasil de F1 para ilustrar o chefe da Mercedes que que identificou erros da equipe que levaram a marca a ter o pior desempenho no etapa de Fórmula 1 disputada em Interlagos
Divulgação / Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (Twitter)

A Red Bull tem dominado a Fórmula 1 desde 2022, quando ocorreram mudanças nas regras da categoria. Assim, a Mercedes de Toto Wolff, que conquistou oito títulos de construtores entre 2014 e 2021, ganhou apenas uma corrida nas duas últimas temporadas.

A falta de sucesso da equipe alemã se deve pela persistência em seguir caminhos de desenvolvimentos incorretos. Apesar disso, o time conseguiu terminar em segundo lugar na classificação de construtores do ano passado, mas muito atrás da rival austríaca. Isso sem mencionar que a Red Bull venceu todos os Grandes Prêmio de 2023, exceto um.

Agora, a maior ambição de Wolff é mudar a maré e começar a desafiar os atuais líderes da F1. Contudo, o chefe da Mercedes sabe as dificuldades em alcançar os austríacos, mas ainda pretende ser um bom desafiante em 2024.

“Temos uma montanha a escalar para chegar à frente do campo, mas estamos focados em fazê-lo. Por um lado, você precisa ser realista sobre as chances de vencer um time que está bastante à frente sob estes regulamentos e que acertou as coisas nas últimas duas temporadas, enquanto nós não”, iniciou Toto Wolff.

“Não existem milagres no esporte. Por outro lado, a nossa ambição é forte. É a Red Bull e um carro de muito sucesso que são a referência que pretendemos bater. Não sei quando isso vai acontecer, não temos bola de cristal. Mas saberemos em breve o quão longe eles estão e a tarefa que temos pela frente”, acrescentou o chefe.

Toto Wolff: “Nenhuma equipe esportiva ganhou todos os campeonatos que participou”

Após se acostumar com o sucesso na última década, Toto Wolff precisou aceitar a queda de rendimento da Mercedes. Inclusive, segundo ele, esse processo é essencial para conseguir se reinventar e se reajustar em certas áreas.

“Nenhuma equipe esportiva ganhou todos os campeonatos em que participou. Isso é só um fato. Acho que fomos muito longe, mas também sabíamos que chegaria um momento em que as coisas se tornariam mais desafiadoras. E foi isso que aconteceu em 2022 e 2023”, comentou Wolff.

“Mas também significa que você é obrigado a mudar sem jogar fora tudo de bom que já existe na equipe. Você deseja manter as partes boas e trabalhar nas coisas que precisa desenvolver. Essa abordagem radical nunca é fácil. Mas fizemos progressos e esperamos dar o próximo passo com o W15. Não será um caminho linear, mas quando tropeçarmos, vamos nos levantar e continuar subindo”, finalizou Toto Wolff.

Comentários

Loading…

Red Bull Racing

Red Bull tem mudanças no RB20 e shakedown antecipa lançamento

McLaren

McLaren apresenta carro para temporada 2024; veja detalhes