Depois da Mercedes ter sacramentado o vice no Mundial de Construtores, vencendo o pleito contra a Ferrari, no GP de Abu Dhabi, o chefe da escuderia alemã, Toto Wolff fez um balanço da temporada e fez questão de elogiar o desempenho da Red Bull, em especial ao tricampeão Max Verstappen, vencedor no circuito de Yas Marina.
Em entrevista à Sky Sports, Toto Wolff classificou como “excepcional” a temporada da concorrente, que faturou 21 vitórias em 22 circuitos, sendo superada apenas uma vez, quando Carlos Sainz venceu em Singapura.
“Quero dizer, eles bateram muitos recordes, testemunho de um grande piloto. E a equipe de engenharia, que é a Red Bull. Não vai nada melhor. Eles são de primeira linha. Sejamos honestos, eles têm uma lacuna porque eles saíram bem do bloco com os novos regulamentos. Tudo bem. E para recuperar o atraso, é um esforço monumental. Mas, em um determinado estágio, espero que eles se estabilizem em sua velocidade de desenvolvimento e possamos alcançá-lo“, avaliou Toto Wolff.
Ainda no papo, o chefe da Mercedes admitiu a necessidade de melhora visando 2024, destacando a necessidade de ajustes pontuais para garantia uma estabilidade não vista neste ano.
“Nosso carro tem um problema fundamental. É instável. Os pilotos não têm confiança no carro. Se conseguirmos resolver isso, acho que podemos dar um passo à frente como outras equipes fizeram“, seguiu Toto Wolff.
Por fim, o “Big Boss” da Mercedes avaliou a conquista do vice-campeonato de Construtores. Com a disputa aberta até à última corrida, a equipe alemã levou a melhor mesmo tendo somado um tento a menos do que a concorrente Ferrari em Abu Dhabi.
“Acho que no final foi um grande final para mim também. que Charles, no final, mostrou um comportamento esportivo, sem tentar desacelerar. Duas grandes equipes, duas grandes marcas, foi tudo o que fizeram. Se eu estava estressado? Não, não estava estressado. Já estive estressado uma vez na vida na Fórmula 1 , e isso foi aqui há alguns anos. Foi uma briga pelo P2. De certa forma, super positivo para nós como equipe e para muitos funcionários como recompensa por sermos vice-campeões. Mas também lembra que é P2″, complementou Toto Wolff.