A Fórmula 1 (F1) iniciou, na manhã desta sexta (19), o Grande Prêmio da Hungria. Carlos Sainz foi o mais rápido na primeira sessão de treino livre (TL1). O espanhol cravou 1:18.713 como melhor tempo. A diferença para o vice-líder, Max Verstappen, foi de 0.276 centésimos de segundo.
Charles Leclerc ficou em terceiro. George Russell, Guanyu Zhou, Lando Norris, Oscar Piastri, Yuki Tsunoda, Lance Stroll e Lewis Hamilton completam o top-10.
O restante da classificação é formado por Sergio Pérez, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso, Alex Albon, Valtteri Bottas, Logan Sargeant, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Kevin Magnussen e Oliver Bearman.
Resumo do treino de F1
A sessão teve um virtual safety car. Um acessório do veículo de Alex Albon descolou e ficou na pista. Os pilotos foram obrigados a diminuir a velocidade para que um comissário retirasse a peça do circuito.
Outros destaques do TL1 foram mudanças estruturais trazidas por diferentes escuderias. Red Bull e Ferrari equiparam, respectivamente, os carros de Sergio Pérez e Carlos Sainz, nas voltas iniciais.
A Kick Sauber, por sua vez, colocou um novo sidepod no veículo de Guanyu Zhou. No entanto, o chinês voltou para o box após, supostamente, o acessório sucumbir ao calor. Mercedes, Aston Martin e Ferrari fizeram ajustes para melhorar a ventilação dos carros.
George Russell e Yuki Tsunoda quase colidiram. Em comunicação via rádio, o piloto da Mercedes reclamou do japonês. “Ele não estava olhando nos retrovisores”, desabafou Russell.
Charles Leclerc, por sua vez, passou por cima da brita ao dobrar na curva 12. O TL1 contou com a participação de Oliver Bearman.
Assim, o futuro piloto titular de F1 terminou a sessão em último lugar. Ele foi escalado, pela Haas, para substituir Nico Hulkenberg.
Veja o resultado do TL1 do GP da Hungria
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Max Verstappen (Red Bull)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- George Russell (Mercedes)
- Guanyu Zhou (Kick Sauber)
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Yuki Tsunoda (Visa RB)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Daniel Ricciardo (Visa RB)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Alexander Albon (Williams)
- Valtteri Bottas (Kick Sauber)
- Logan Sargeant (Williams)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Oliver Bearman (Haas)