in

Tsunoda detona Fórmula 1 após punição contra Zhou no GP na Espanha

Tsunoda demonstrou bastante insatisfação com a punição aplicada pelos comissários de prova no GP da Espanha de Fórmula 1

Yuki Tsunoda
Reprodução / Instagram - @alphataurif1

A polêmica envolvendo uma punição aplicada ao piloto chinês Zhou durante o último Grande Prêmio da Espanha provocou uma reação firme de Yuki Tsunoda, piloto da AlphaTauri.

Na volta 56 de 66 de uma corrida dominada pelo piloto da Red Bull, Max Verstappen, o piloto da Alfa Romeo, Zhou, usou o DRS para tentar ultrapassar Tsunoda pelo nono lugar por fora na curva 1 à direita.

Mas quando os carros chegaram para a Curva 2, Zhou pareceu desviar seu carro para a esquerda para pegar a rota de fuga antes de voltar ao circuito vários carros atrás de Tsunoda. Os comissários da FIA revisaram o incidente e determinaram que Zhou estava na frente no ápice da curva 1, então ele tinha direito a espaço para corrida.

Com Tsunoda considerado uma violação do Código Esportivo Internacional, ele recebeu uma penalidade de cinco segundos, caindo para o 12º lugar sem pontos. Enquanto isso, Zhou marcou dois pontos ao terminar na P9.

Em entrevista ao site Motorsport.com após a corrida, o piloto demonstrou irritação com a decisão dos comissários. Relembrando sua versão dos acontecimentos, Tsunoda reconheceu que Zhou “fingiu” ficar sem espaço e que havia “definitivamente” espaço para o Alfa Romeo permanecer na pista.

O piloto japonês também disse que não estava ciente da penalidade até chegar ao final e considerou que tanto o piloto quanto a equipe deveriam ter sido capazes de oferecer sua defesa à FIA antes que o veredito final fosse determinado.

Veja o que disse Tsunoda, piloto da AlphaTauri

“Quando vi, deixei espaço e senti que ele desistiu nos estágios iniciais. Ele saiu e fingiu que foi forçado a sair, mas não o fez. Definitivamente, ainda havia espaço lá fora. Obviamente, eu o pressionei, mas ainda havia espaço, então não entendo por que houve uma penalidade. Parece muito injusto, muito injusto.”

“Acabei de ouvir sobre isso, logo após depois da bandeira quadriculada, o que me deixou muito irritado. Mas depois daquele rádio, fiquei muito desapontado. Ao mesmo tempo, me senti um pouco surpreso… É bom ter um pouco de discussão com a FIA porque eles dão cinco segundos sem nenhuma discussão e a corrida acaba.

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Lewis Hamilton na Ferrari?

Lewis Hamilton está próximo de renovar contrato com a Mercedes

Pol Espargaró, MotoGP

Pol Espargaró não se recupera a tempo de GP da Itália e retorno é adiado