A Fórmula 1 vivenciou neste domingo (22), a 18ª prova da temporada 2023, e o tricampeão Max Verstappen mostrou poder de reação no GP de Austin, nos Estados Unidos, faturando assim a sua 15ª vitória na temporada.
Campeão com seis rodadas de antecedência, o holandês voador disparou ainda mais no topo do Mundial de Pilotos, chegando aos 466 pontos. Nesta reta final de temporada, faltando quatro provas, as principais disputas se concentram em torno do pódio entre pilotos e no Mundial de Construtores.
Segundo colocado em Austin, o britânico Lewis Hamilton encurtou a distância em relação ao vice-líder na classificação geral, o mexicano Sergio Pérez, que foi o quinto colocado neste domingo. Agora os pilotos da RBR e Mercedes estão separados por apenas 19 pontos.
Na briga das equipes, a Mercedes aparece com 358 tentos, contra 327 da Ferrari. A escuderia italiana chegou a ter Charles Leclerc largando na pole position, mas o monegasco concluiu as 56 voltas fechando na sexta posição. O título neste recorte é da Red Bull, que sobra com 704. Aston Martin e McLaren rivalizam pelo quarto lugar, estando separadas por apenas sete tentos.
FÓRMULA 1 – CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS
- Max Verstappen (RBR) – 466 pontos
- Sergio Pérez (RBR) – 238 pontos
- Lewis Hamilton (Mercedes) – 219 pontos
- Fernando Alonso (Aston Martin) – 183 pontos
- Carlos Sainz (Ferrari) – 168 pontos
- Charles Leclerc (Ferrari) – 159 pontos
- Lando Norris (McLaren) – 156 pontos
- George Russell (Mercedes) – 139 pontos
- Oscar Piastri (McLaren) – 83 pontos
- Pierre Gasly (Alpine) – 52 pontos
- Lance Stroll (Aston Martin) – 49 pontos
- Esteban Ocon (Alpine) – 44 pontos
- Alexander Albon (Williams) – 23 pontos
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – 10 pontos
- Nico Hulkenberg (Haas) – 9 pontos
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) – 6 pontos
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – 5 pontos
- Kevin Magnussen (Haas) – 3 pontos
- Liam Lawson (AlphaTauri) – 2 pontos
- Logan Sargeant (Williams) – 0 ponto
- Nyck de Vries (AlphaTauri) – 0 ponto
- Daniel Ricciardo (AlphaTauri) – 0 ponto
CALENDÁRIO RESTANTE
A Fórmula 1 volta à ativa no próximo final de semana, com o GP do México. O circuito na casa de Sergio Pérez antecede o GP de Interlagos, no Brasil, que ocorre entre os dias 3 e 5 de novembro, na capital paulista.
O desfecho da temporada ainda conta com GP de Las Vegas, no dia 19 de novembro, e o circuito de Abu Dhabi, no dia 26 do mesmo mês.