A Fórmula 1 vivenciou neste domingo (04) a sua sétima prova na temporada 2023. Bastante movimentado, o GP da Espanha contou com mais uma vitória de Max Verstappen no ano, mas também registrou a primeira “dobradinha” da Mercedes, que fez o segundo circuito após as atualizações nos carros de Lewis Hamilton e George Russell.
O bom desempenho em Barcelona fez com que a escuderia assumisse a segunda posição no Mundial de Construtores, ultrapassando assim a Aston Martin, que esteve longe de empolgar com Alonso correndo em casa. Vencedora de todas as corridas da F1 em 2023 até o momento, a Red Bull Racing sobra no topo da classificação, contemplando quase o dobro de pontos da oponente mais próxima.
A Ferrari, que trouxe um pacote de atualizações para o GP da Espanha, aparece no quarto posto, tendo computado apenas um pódio até o momento, estando ainda muito aquém das expectativas. Na Espanha, a escuderia italiana marcou o quinto tempo com Carlos Sainz e o 11º, com Leclerc.
CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES
1º Red Bull – 287 pontos – 7 vitórias – 11 pódios
2º Mercedes – 152 pontos – 3 pódios
3º Aston Martin – 134 pontos – 5 pódios
4º Ferrari – 100 pontos – 1 pódio
5º Alpine – 40 pontos – 1 pódio
6º McLaren – 17 pontos
7º Haas – 8 pontos
8º Alfa Romeo – 8 pontos
9º Alpha Tauri – 2 pontos
10º Williams – 1 ponto
GP DA ESPANHA COM EMOÇÕES
Com a remoção da chicane no trecho final, o GP de Barcelona ganhou em adrenalina, contemplando assim um cenário de mais ultrapassagens e disputas frenéticas por posições. Logo após a largada, Lando Norris acabou perdendo tudo o que conquistou nos treinamentos, e em uma colisão com Hamilton, teve o bico do carro danificado, comprometendo assim toda a disputa.
Tendo largado no pitlane, Leclerc fez uma corrida de recuperação, e fechou em 11º. Vice-líder no Mundial de Pilotos, o mexicano Sergio Pérez também teve uma prova de buscar posições no GP da Espanha, terminando em quarto.