O GP da Holanda voltou ao calendário da Fórmula 1 em 2021, após ausência de 36 anos. Confira abaixo algumas das melhores estatísticas sobre a prova no circuito de Zandvoort.
O retorno do GP da Holanda viu Zandvoort voltar após 36 anos e 11 dias da corrida anterior na pista. Trata-se da a segunda maior diferença entre duas corridas em um único circuito.
Jim Clark detém o recorde de mais vitórias no GP da Holanda
Jim Clark é o recordista de mais vitórias na pista: quatro – um recorde que ele garantiu manter como seu até pelo menos 2024. Max Verstappen conquistou a vitória em sua corrida em casa no retorno do Grande Prêmio da Holanda ao calendário em 2021 e venceu novamente em 2022. Ele, portanto, é o único piloto atual que já havia vencido um Grande Prêmio em Zandvoort. Lewis Hamilton e Fernando Alonso são os únicos pilotos que nasceram quando o GP da Holanda apareceu pela última vez no calendário, na década de 1980.
Alberto Ascari, Jim Clark, Jackie Stewart, James Hunt e Max Verstappen são os únicos pilotos que conquistaram vitórias consecutivas em Zandvoort. Jim Clark é o único piloto a ter conquistado mais de duas vitórias consecutivas no circuito, vencendo três vezes consecutivas entre 1963 e 1965.
Os pilotos britânicos tiveram mais vitórias aqui do que pilotos de qualquer outra nação, com 11 vitórias. Isso significa que mais de um terço das corridas em Zandvoort foram vencidas por um piloto britânico.
A sequência mais longa de vencedores diferentes no Grande Prêmio da Holanda é de oito, o que aconteceu duas vezes. Não houve vencedores repetidos na pista nos oito eventos de 1953 a 1963, nem houve vencedores repetidos entre 1976 e 1982.
Dois pilotos registraram Grand Slams no Grande Prêmio da Holanda: Alberto Ascari em 1952 e Jim Clark em 1962.
A Ferrari tem mais vitórias no Grande Prêmio da Holanda do que qualquer outra equipe
A Ferrari é a equipe com mais vitórias na pista, com oito ao todo. A sequência de vitórias de Clark entre 1963 e 1965 faz da Lotus o único time a ter conquistado três vitórias consecutivas em Zandvoort. Ferrari, Matra e McLaren são as únicas outras equipes que conquistaram vitórias consecutivas na pista.
Houve 11 ocasiões em que uma equipe terminou 1-2 no Grande Prêmio da Holanda. Mais recentemente, a McLaren terminou com seus carros em primeiro e segundo lugar em 1984 e 1985.
A menor margem de vitória no circuito é de 0,232 segundos, que é a diferença pela qual Niki Lauda venceu pela McLaren no mais recente Grande Prêmio da Holanda em 1985.
Lotus tem mais pole positions do que qualquer equipe em Zandvoort
A Lotus teve mais poles no Grande Prêmio da Holanda do que qualquer outra equipe, com oito. A Renault detém o recorde de mais poles consecutivas por equipe, com quatro consecutivas entre 1989 e 1982. Ferrari, Lotus e Red Bull são as únicas outras equipes que conquistaram poles sucessivas no Grande Prêmio da Holanda.