A Fórmula 1 contempla neste próximo final de semana o circuito de Miami, nos Estados Unidos. A sexta etapa da categoria contará com a famosa sprint race, motivo de “amor e ódio” para os pilotos. Depois de Xangai, será a vez da prova norte-americana contar com a corrida curta. Você sabia que houve alterações neste segmento de 2023 para 2024? Confira abaixo.
Em relação à última temporada, a F1 promoveu mudanças, a começar pelo dia da realização da qualificação da corrida curta, que agora ocorre na tarde de sexta-feira, após o treino. A corrida em si é realizada no sábado. O treino classificatório, por sua vez, foi mantido para a tarde de sábado.
Sexta-feira: Treino 1, qualificação Sprint
Sábado: Corrida Sprint, Qualificação
Domingo: Grande Prêmio de F1
Na Sprint Race da Fórmula 1, o vencedor da corrida curta leva oito pontos, enquanto o segundo leva sete, o terceiro fica com seis tentos, e assim sucessivamente, até o oitavo colocado, o último a pontuar.
- P1 – oito pontos
- P2 – sete pontos
- P3 – seis pontos
- P4 – cinco pontos
- P5 – quatro pontos
- P6 – três pontos
- P7 – dois pontos
- P8 – um ponto
Desde o último ano, a FIA instaurou um novo formato de qualificação nas sprints na Fórmula 1. Assim, há uma sessão de treinos de uma hora na sexta, e na sequência é disputado o grid classificatório da corrida curta.
O modelo de qualificação segue os mesmos princípios da disputa pelo grid principal, a única mudança se refere ao tempo menor do Q1, Q2 e Q3. Para a qualificação adicional, as escuderias são obrigadas a fazerem o uso de pneus médios novos no Q1 e Q2, antes de rotacionar para os macios no Q3.
Calendário das sprints na Fórmula 1
- Grande Prêmio da China – 19 a 21 de abril – Vitória de Max Verstappen
- Grande Prêmio de Miami – 3 a 5 de maio
- Grande Prêmio da Áustria – 28 a 30 de junho
- Grande Prêmio dos Estados Unidos – 18 a 20 de outubro
- Grande Prêmio de São Paulo – 1 a 3 de novembro
- Grande Prêmio do Catar – 29 de novembro a 1º de dezembro