Max Verstappen abriu 125 pontos de vantagem na liderança em 2023 e está cada vez mais perto de garantir o tricampeonato. Faltando 10 corridas para o fim da temporada, o holandês não vai ser campeão apenas se acontecer um ‘milagre’.
A diferença de Verstappen para Sergio Pérez na tabela equivale a cinco vitórias, ou seja, o mexicano só alcançaria o holandês se vencesse por cinco vezes sem o companheiro de Red Bull pontuar. É possível dizer que esse cenário é impossível de acontecer, fato que coloca o título nas mãos do atual bicampeão de 25 anos.
Mas quando Max poderá garantir o título da Fórmula 1 em 2023? O cenário mais otimista, porém improvável, é no GP do Japão. Ele teria que vencer as quatro próximas corridas, o que é possível, e Pérez terminar abaixo do sétimo lugar neste período. Apesar de alguns momentos de oscilação, o mexicano soma sete pódios e duas vitórias ao longo da temporada.
Um cenário mais realista é o seguinte: imaginando que Verstappen vença todas as próximas corridas e Pérez termine no pódio, o holandês poderá comemorar o título no GP do Catar, quando faltarão mais cinco GPs para o fim da temporada. Com o grande domínio da Red Bull, não dá para descartar essa possibilidade.
No geral, parece ser questão de tempo para o piloto holandês comemorar o terceiro título seguido na Fórmula 1. A contagem regressiva deve aumentar nas próximas semanas e é possível projetar que ele será campeão de forma antecipada, assim como no ano passado.
Ele soma 10 vitórias em 12 corridas, sendo oito de forma consecutiva. Se vencer o Grande Prêmio da Holanda, sua casa, no dia 27 de agosto, Max irá igualar o recorde do alemão Sebastian Vettel, que conquistou o primeiro lugar por nove vezes seguida anos atrás.