Max Verstappen tem sido considerado o melhor piloto de Fórmula 1 da atualidade. Atual bicampeão da categoria, o número #1 da Red Bull também lidera a temporada de 2023 com sobras em busca do terceiro título. E isso competindo com Lewis Hamilton, heptacampeão, no mesmo grid. Para o ex-chefe de equipe da F1, Eddie Jordan, o holandês manteria a vantagem sobre o inglês mesmo se estivessem na mesma equipe.
O motivo da alegação de Eddie Jordan é simples: a diferença de idade. Enquanto Verstappen tem apenas 25 anos, Hamilton já é mais experiente aos 38 anos. Ou seja, são 13 anos que separam os campeões.
Em entrevista ao podcast ‘Formula For Success’, Jordan e o ex-piloto David Coulthard debateram sobre os pilotos. O questionamento era haveria uma competição mais nivelada se ambos pilotos competissem diretamente em carros iguais.
“Acredito que Lewis Hamilton ainda vencerá corridas, mas ele precisará que certas coisas se alinhem a seu favor. Max, por sua vez, está na idade ideal, com experiência, vontade, conhecimento e rodeado pelas pessoas certas na equipe. No mesmo carro, exatamente neste momento em que falamos, com as idades atuais, acredito que Max venceria”, opinou Eddie Jordan.
+ Verstappen tem aulas de drift em ação da Red Bull
David Coulthard, por sua vez, acredita que Verstappen e Hamilton poderiam protagonizar disputas como Alain Prost e Ayrton Senna. O ex-piloto também destacou que o heptacampeão parece estar mais preocupado com o que acontece fora das pistas na atualidade.
“Ainda acho que Lewis tem o que é preciso para vencer. Se eles estivessem na mesma equipe, rolariam acidentes. Seria como Alain Prost e Ayrton Senna. Mas Max parece ter vantagem. Hamilton parece estar mais ocupado fora da pista com todas as suas paixões. E como sabemos, Verstappen quando está fora da pista está totalmente focado em seu simulador, sua equipe de e-gaming, e completamente imerso em tudo o que tem a ver com pilotagem”.
Max Verstappen x Lewis Hamilton na atual temporada:
Max Verstappen lidera o Mundial de Fórmula 1 de 2023 após 12 grandes prêmios disputados até o momento. Presente em todos os pódios, sendo dez vezes no lugar mais alto, o holandês acumula 314 pontos. O segundo colocado Sergio Pérez, por exemplo, tem 189.
Já Lewis Hamilton, em seu último ano de contrato com a Mercedes, é apenas o quarto colocado na classificação com 148 pontos e quatro pódios. A última vitória do inglês foi no Grande Prêmio da Arábia Saudita, no dia 5 de dezembro, na temporada 2021. Portanto, há quase dois anos.
Vale lembrar que a Fórmula 1 está de férias e retorna no próximo final de semana, entre os dias 25 a 27 de agosto, para o GP da Holanda.