A última etapa da Fórmula 1 em 2023 teve seu grid de largada definido neste sábado (25). No circuito de Yas Marina, Max Verstappen (Red Bull) obteve a pole position do GP de Abu Dhabi. A largada será amanhã (26), às 10h da manhã (horário de Brasília).
O Q1 surpreendeu pela eliminação de Carlos Sainz. O espanhol da Ferrari fez apenas o 16º tempo na primeira parte do treino oficial. No Q2, mais uma vez Lewis Hamilton não obteve a classificação para a parte final da sessão. O heptacampeão mundial largará em 11º.
Na definição no Q3, Max Verstappen confirmou a sua 12ª pole na temporada e a 32ª na carreira. O tricampeão mundial pela Red Bull cravou o tempo de 1:23,445. Charles Leclerc (Ferrari) completa a primeira fila. Oscar Piastri (McLaren) e George Russell (Mercedes) formarão a segunda fila, respectivamente, na terceira e quarta posições.
Pela ordem, o restante do top-10 do GP de Abu Dhabi terá, do quinto ao décimo: Lando Norris, Yuki Tsunoda, Fernando Alonso, Nico Hulkenberg, Sergio Pérez e Pierre Gasly.
Grid de largada do GP de Abu Dhabi, com Verstappen na pole
- Max Verstappen (Red Bull)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Oscar Piastri (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Lando Norris (McLaren)
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Alexander Albon (Williams)
- Daniel Ricciardo (AlphaTauri)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
- Logan Sargeant (Williams)