Menu
in

Verstappen critica corrida sprint no GP da China: “Não é a coisa mais inteligente”

Max Verstappen, da Red Bull

Max Verstappen (Reprodução / Red Bull)

O campeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, acha que “não foi a coisa mais inteligente” realizar um evento de sprint no Grande Prêmio da China no próximo final de semana. A corrida retorna após uma ausência de cinco anos.

A China sediou uma corrida de Fórmula 1 pela última vez em 2019, até que a pandemia de Covid-19 atrapalhou seu Grande Prêmio. A categoria agora retorna ao Circuito Internacional de Xangai depois de várias temporadas fora, com as equipes enfrentando várias incógnitas sobre o desempenho desta geração de carros lá.

Além disso, o circuito foi repavimentado desde então, o que significa que muito poucos dados existentes são válidos na pista de 5,4 km fora de Xangai e o fim de semana é mais difícil de preparar.

Para aumentar as dores de cabeça das equipes, a China foi selecionada como o primeiro dos seis locais de sprint deste ano, dando-lhes apenas uma sessão de treinos de 60 minutos para encontrar a configuração ideal.

Questionado pelo Motorsport sobre a decisão de realizar um sprint em Xangai no primeiro ano de volta, Verstappen respondeu sarcasticamente.

“Não é muito inteligente fazer isso. Acho que não é porque quando você fica longe da pista por um bom tempo, acho que você nunca sabe o que vai experimentar, então teria sido melhor ter um fim de semana de corrida normal lá. Por outro lado, provavelmente apimenta um pouco mais as coisas, e talvez seja isso que eles gostariam de ver”, admitiu Verstappen.

“Mas, puramente do ponto de vista de direção e desempenho do esporte, acho que não é a coisa mais inteligente a se fazer. Veremos como chegaremos lá. Sempre adorei dirigir lá, então espero que possamos começar a correr o melhor que pudermos e espero que não precisemos ajustar muitas coisas no carro.”

Mesmo com crítica de Verstappen, sprint será mantida na China

Os sprints seguirão um formato revisado este ano, com treinos livres e qualificação de sprint ocorrendo na sexta-feira, e a corrida de sprint no sábado. O formato de corrida mais curto precederá a qualificação para o Grande Prêmio, que ocupará seu espaço habitual no sábado, seguido pelo Grande Prêmio completo no domingo.

Esse ajuste significa que o parque fechado abrirá novamente após a corrida de velocidade para a qualificação de sábado, atendendo às reclamações de que o formato original era muito restritivo. Mas permanece a limitação de uma única sessão de treinos livres.

Escrito por Matheus Camargo

Leave a Reply

Sair da versão mobile