Max Verstappen, da Red Bull, está dominando a Fórmula desde 2021, quando ganhou o seu primeiro título mundial. Naquele ano, ele disputou o título até a última corrida com Lewis Hamilton. No entanto, no ano seguinte, o holandês ganhou a categoria com mais de 100 pontos de diferenças para o segundo.
Nessa temporada, as coisas não estão sendo diferentes. Desse modo, até aqui, o automobilista de 25 anos continua intocável e garantiu a sua sexta pole position, no Grande Prêmio da Áustria, em nove possíveis. Assim, em Spielberg, o atual bicampeão mundial superou Charles Leclerc, da Ferrari, por somente 48 milésimos de segundo.
Inclusive, essa é a sua quarta pole consecutiva na temporada, elevando o seu total da carreira para 26. Além disso, Verstappen se tornou o primeiro piloto a largar quatro vezes seguidas em primeiro lugar no GP da Áustria, batendo a marca do francês René Arnoux.
O holandês comanda de modo bem tranquilo o campeonato de pilotos, sendo o principal favorito para conquistar a categoria e garantir o tri. Caso garanta mais uma vitória em Spielberg, esse será o seu sétimo triunfo em 2023, aumentando ainda mais o seu favoritismo.
Por fim, mesmo que não assegure o primeiro lugar, ele já possui uma ótima vantagem de 69 pontos em relação ao segundo colocado, seu companheiro de equipe, Sergio Pérez.
Por outro lado, para a Red Bull, as coisas parecem melhor ainda, já que as duas vezes que Verstappen não garantiu a primeira posição, foi Pérez que conseguiu o triunfo.
“Estou muito feliz por estar na ‘pole position’, mas ainda há muito para fazer no fim de semana”, comentou Verstappen.
Números de Verstappen impressionam
Além de liderar o campeonato de pilotos com muita folga, o holandês tem acumulado números impressionantes. Desse modo, em 172 GPs, Verstappen largou na primeira colocação em 26 oportunidades. Ele também igualou Mika Hakkinen no ranking de poles da F1, subindo para o décimo lugar na lista.
O bicampeão mundial também é o automobilista que mais largou na primeira fila no Red Bull Ring, com sete ocasiões ao todo. Por fim, essa foi a sua décima pole nas últimas 17 provas.