Helmut Marko, o conselheiro da Red Bull, levantou uma polêmica antiga entre Max Verstappen e Carlos Sainz, que já foram companheiros de equipe na Fórmula 1.
Anos atrás, eles compartilharam o mesmo espaço na Toro Rosso por mais de um ano, antes de Verstappen ser convocado para a equipe principal da Red Bull. Neste período, Sainz ficou um pouco mais de tempo no “time parceiro” da RBR até ser contratado pela Renault no ano de 2017.
“Foi azar dele (Sainz) ter Max como companheiro de equipe. A atmosfera entre os dois na Toro Rosso era bastante tóxica. Na configuração que tínhamos na época, não consegui ver uma maneira de mantê-lo conosco. Então ele se mudou para a Renault, McLaren e depois para a Ferrari”, explicou Marko.
Na única temporada completa que eles tiveram juntos, o jovem Verstappen teve mais sucesso que Sainz e marcou 49 pontos, enquanto o atual piloto da Ferrari somou apenas 18. Sendo assim, o holandês conseguiu uma vaga na equipe principal. Por conta da competição para assumir um lugar na Red Bull, era nítido o clima de rivalidade interna entre os dois.
Apesar de não ter conseguido uma vaga na RBR, Sainz trilhou um ótimo caminho na Fórmula 1 nos últimos anos e hoje é piloto da Ferrari. Em 2023, ele foi o único competidor fora da Red Bull a conseguir uma vitória — das 22 corridas, Verstappen venceu 19 e Sergio Pérez duas.
O jornal “Mirror” levantou a possibilidade de Sainz voltar a ser companheiro do holandês. Com contrato até o fim de 2024, o futuro dele está em aberto na Ferrari, assim como Pérez na RBR.
“Acredita-se que a duração do contrato oferecido seja menor do que a sancionada para o companheiro de equipe Charles Leclerc , com os italianos interessados em manter uma de suas vagas relativamente aberta – o que poderia potencialmente desencadear a saída do espanhol nos próximos anos”, noticiou o diário.
Já o Gazzetta dello Sport diz que tudo isso “poderia até desencadear o retorno de Sainz à família Red Bull”. A publicação ainda garante que o piloto de 29 anos está na lista de possíveis substitutos do mexicano.