A primeira corrida sprint da temporada 2024 da Fórmula 1 ocorreu neste sábado (20), no circuito de Xangai. A vitória na China foi de Max Verstappen, após o piloto da Red Bull largar na quarta colocação. Lewis Hamilton (Mercedes) e Sergio Pérez (Red Bull) completaram o pódio.
Na prova de 19 voltas, Lando Norris largou na pole position com Lewis Hamilton lhe fazendo companhia na primeira fila. Na disputa pela primeira colocação, o britânico da McLaren perderia a liderança para o heptacampeão mundial nas primeiras curvas. Norris ficaria para trás ao sair da pista, caindo para sétimo.
Fernando Alonso assumiu a segunda colocação, ao mesmo tempo em que Carlos Sainz ameaçava a terceira posição de Max Verstappen. Mas o holandês da Red Bull não apenas se defendeu bem, como abriria distância do espanhol da Ferrari. Além disso, conseguiu a ultrapassagem por dentro no veterano da Aston Martin na sétima volta, assumindo a vice-liderança.
Verstappen passa Hamilton e dispara
Na perseguição a Lewis Hamilton, Verstappen encostou no britânico, ultrapassando o piloto da Mercedes também por dentro, na volta 9. Com o rendimento de sua Red Bull superior aos demais carros, o atual tricampeão do mundo foi abrindo distância para Hamilton, encaminhando a vitória com uma diferença de 13 segundos para o heptacampeão, ao cruzar a linha de chegada.
Nas voltas finais, Carlos Sainz pressionou Alonso na briga por um lugar no pódio, enquanto Charles Leclerc buscava tomar a quinta colocação de Sergio Pérez. Os quatro carros ficaram embolados, e enquanto Sainz e Alonso brigavam entre si, o mexicano da Red Bull conseguiria uma manobra sensacional, ganhando duas posições e assumindo o terceiro lugar.
Numa disputa intensa entre as Ferraris pela quarta colocação, Leclerc ultrapasou Sainz, que antes tocaria no pneu de Alonso furando seu composto, com o espanhol abandonando a sprint. Foi a oitava vitória de Max Verstappen em corridas de percurso menor.
A sessão de classificação que definirá o grid de largada será às 4 da manhã da madrugada de sexta (19) para sábado (20). O GP da China está marcado para domingo (21) às 4h, marcando o retorno do país à Fórmula 1 depois de cinco anos. Os horários são de Brasília.