Tetracampeão na história da Fórmula 1, o piloto alemão Sebastian Vettel sempre levantou a bandeira da preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Mesmo aposentado das pistas na principal categoria do automobilismo mundial, ele dá indícios que a atenção para defender melhorias permanece.
Marcando presença no Goodwood Festival of Speed, que se deu neste final de semana, Vettel voltou a falar sobre o assunto, destacando o quão o tema é complexo e também representa custos mais elevados para as equipes, trazendo à tona a discussão de combustível sustentável.
“Quero dizer, a Fórmula 1 é o auge e os motores dos carros de Fórmula 1 são incríveis, mas são tão complexos que você poderia argumentar quanto dessa tecnologia é realmente transferida e será transferida para a estrada. Não sei se as pessoas ficarão felizes em gastar cinco ou dez vezes o valor que estão gastando agora em seus carros. Provavelmente não”, destacou Vettel, abordando sobre a sustentabilidade nos combustíveis.
“Poderíamos ter feito isso no ano passado. Um litro de combustível já hoje na Fórmula 1 é mais caro do que vou usar aqui em Goodwood. Provavelmente F1 não vai confirmar, mas foi o que ouvi. Mas de qualquer maneira sem me perder nos detalhes, acho que é você sabe, temos que chegar a um ponto e dizer, ok, qual é a nossa resposta ou o que queremos fazer? Queremos entreter, queremos aproveitar o automobilismo. Faça isso de maneira responsável”, complementou Vettel.
A Fórmula 1 já sinalizou que a utilização de combustíveis sustentáveis ocorrerá a partir da temporada 2026.
VETTEL FALA SOBRE DE VRIES
Ainda em entrevista durante o evento em Goodwood, Vettel foi questionado sobre a saída de Nyck de Vries na AlphaTauri. A equipe pegou todos de surpresa ao desligar o piloto e substituí-lo rapidamente por Daniel Ricciardo, piloto de testes da Red Bull Racing. Sobre a troca repentina no meio da temporada, o tetracampeão da F1 não poupou críticas, classificando a mesma como “cruel” e “severa” para com o holandês.
“A maneira como tudo terminou… Ele teve uma grande chance, talvez as coisas não tenham acontecido como ele ou as pessoas esperavam. Mas também é um pouco duro quando tudo chega a um fim tão repentino”, avaliou Vettel.