Mesmo que a Williams esteja longe de seus momentos de glória na Fórmula 1, a equipe terá motivos para comemorar neste mês. Afinal, a escuderia britânica fundada em 1977 atingirá a marca de 800 corridas na principal categoria do automobilismo em julho.
A 800ª prova poderia acontecer, de forma simbólica, na casa da Williams, em Silverstone. Afinal, o tradicional circuito irá sediar, no próximo domingo (09), o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1. Contudo, o cancelamento do GP da Emilia-Romagna em maio, por conta das fortes chuvas na Itália, fará com que o número histórico seja alcançado na etapa seguinte.
Ou seja, a Williams chegará a 800 largadas no GP da Hungria, no próximo dia 23. Mesmo assim, a equipe britânica irá celebrar nas duas próximas etapas da Fórmula 1. Afinal, a escuderia faz questão de incluir nos festejos os torcedores de seu país na semana que vem, em Silverstone.
Já no GP da Grã-Bretanha do dia 9, os carros de Alexander Albon e Logan Sargeant receberão uma pintura especial, que será posteriormente apresentada. Conforme a Williams, será prestada “uma homenagem ao legado britânico da equipe e a seu fundador, o finado Sir Frank Williams”, morto em 2021.
Williams de Nigel Mansell será pilotada por Jenson Button
Além disso, na etapa da próxima semana em Silverstone, o histórico “carro de outro planeta” consagrado por Nigel Mansell em 1992 correrá pela pista inglesa. O modelo Williams FW14B será guiado por outro piloto campeão mundial, o embaixador da equipe Jenson Button.
Já no GP da Hungria em Hungaroring, o emblema especial das 800 corridas da Williams fará parte do design tradicional do carro. Assim, o chefe da equipe James Vowles celebra o histórico número.
“Alcançar a marca do nosso 800º Grande Prêmio é uma conquista notável para a Williams Racing. Temos muito orgulho da nossa história e do legado construído ao longo dos anos”, disse o dirigente.
Então, Vowles prosseguiu: “Ao longo dos nossos 46 anos de história, a equipe conquistou resultados incríveis. Com nove campeonatos de construtores e sete títulos de pilotos em nosso nome, somos a segunda equipe de Fórmula 1 mais bem-sucedida de todos os tempos, atrás apenas da Ferrari. Convidamos todos os nossos fãs a se juntarem a nós nesta celebração, enquanto prestamos homenagem ao nosso passado icônico, com vistas para um futuro brilhante”, finalizou.
Na temporada 2023 da Fórmula 1, o desempenho da Williams é dececpcionante. Enquanto Alex Albon soma apenas sete pontos após nove etapas, Sargeant ainda não pontuou.