in

Da Costa é desclassificado do e-Prix da Itália e perde vitória na Fórmula E

Da Costa teve a sua vitória retirada neste sábado por conta de uma modificação no acelerador, provocando a infração no regulamento

Da Costa porsche
Divulgação

Antonio Félix da Costa perdeu a vitória no E-Prix de Misano depois que os comissários encontraram um problema com o ajuste do amortecedor do acelerador, entregando a vitória a Oliver Rowland.

Da Costa conquistou sua primeira vitória da temporada durante o E-Prix inaugural de Misano, mas as verificações pós-corrida significam que o piloto da Porsche foi desclassificado do resultado da corrida. A Porsche declarou sua intenção de apelar da desqualificação e tem 96 horas para decidir se prosseguirá com o assunto.

O piloto português teve um início difícil na temporada de 2024, não conseguindo somar pontos nas três primeiras corridas antes de terminar nos pontos em São Paulo e Tóquio. Seu lugar na equipe Porsche está sob suspeita esta semana depois que foi revelado que Nico Muller, da Abt, havia testado com o fabricante alemão como um possível substituto para Da Costa na próxima temporada.

Nota da Fórmula E sobre a punição de Félix Da Costa

“Nas verificações pós-corrida, a mola amortecedora do acelerador montada no carro 13 durante a corrida não foi encontrada em conformidade com um dos três itens opcionais declarados no Catálogo GEN3 Spark. O chefe da equipe e o representante do fabricante explicaram que desde o início da 9ª temporada eles não mudaram a mola do amortecedor do acelerador.”

“O dirigente da equipe aceitou que a peça lacrada, conforme consta no anexo do Relatório Técnico 13, foi montada no carro 13 e foi lacrada na presença do mecânico-chefe da equipe. O chefe da equipe afirmou também que na lista do Spark (pedais) a parte selada não está listada. Ele explicou que normalmente as alterações do catálogo do Spark são destacadas para que todos possam ver as alterações, mas não as remoções.”

“O Delegado Técnico da FIA confirmou este procedimento. Os representantes da Spark confirmaram que esta peça estava listada na lista de peças dos carros Gen2, mas não no atual carro Gen3. Eles também confirmaram que a remoção de peças desse catálogo não está destacada nem cancelada.”

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Giaffone é pole em GO

Felipe Giaffone comprova momento iluminado com pole position

Sam Mayer (Camaro) superou carro de Sieg (39)

Sam Mayer vence etapa do Texas da Nascar Xfinity por apenas dois milésimos