Neste sábado (16), aconteceu a quarta etapa da Fórmula E em 2024. Pela segunda vez na história, o Brasil sediou uma etapa, através do E-Prix de São Paulo no circuito de rua do Sambódromo do Anhembi.
Numa ultrapassagem espetacular na última volta, Sam Bird (McLaren) superou Mitch Evans (Jaguar) e voltou a vencer uma corrida de carros elétricos depois de 37 provas. Oliver Rowland (Nissan) terminou em terceiro lugar.
Pole position, Pascal Wehrlein (Porsche) fez uma grande largada, abrindo distância para Stoffel Vandoorne. Entretanto, o companheiro de equipe do alemão, o português Antônio Félix da Costa, conseguiria superá-lo, assumindo a primeira colocação.
Uma série de batidas que ocasionou vários destroços na pista, como os do carro de Lucas Di Grassi, proporcionaria a entrada do safety car. Na relargada na nona volta, Da Costa perdeu a liderança, com Sam Bird e Mitch Evans alternando na primeira posição.
Numa corrida de recuperação, o atual campeão mundial Jake Dennis alcançaria a primeira colocação na metade da prova, deixando para trás os adversários. Entretanto, perderia três posições por conta da energia do carro, com Bird, Evans e Wehrlein ultrapassando o britânico.
Cassidy abandonou E-Prix de São Paulo de Fórmula E
Líder da temporada 2024, Nick Cassidy abandonou a prova após bater no muro. A colisão proporcionaria mais uma vez a entrada do safety car. Maximilan Günther, que largou em último por conta de uma punição pela troca da caixa de câmbio e mesmo tomando uma punição de 10 segundos, alcançaria o nono lugar no fim da prova.
Na nova relargada, Dennis tomou o quarto lugar de Da Costa. Já Wehrlein chegou a pressionar Evans em busca da segunda colocação. Mas o neozelandês não só se livraria do alemão, como também conseguiria a ultrapassagem em Sam Bird, assumindo a liderança na 28ª volta para o fim da corrida.
As entradas do safety car proporcionaram o acréscimo de mais três voltas. Jake Dennis aproveitaria para ultrapassar Wehrlein, assumindo o terceiro posto. Bird tentou atacar Evans nas voltas extras, conseguindo uma ultrapassagem espetacular nas curvas finais da volta derradeira, conseguindo uma grande vitória.
Nos metros finais, Oliver Rowland (Nissan) ainda conseguiria a terceira colocação, superando Dennis e Wehrlein na última curva. Os brasileiros Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara terminaram em 13º e 16º, respectivamente.