in

Lotterer deixa Fórmula E e anuncia aposentadoria

Lotterer anunciou que não correrá mais na Fórmula E e não disputará mais nenhuma categoria de monopostos em sua carreira

Andre Lotterer
Fórmula E / Divulgação

André Lotterer confirmou oficialmente que sua carreira na Fórmula E e nas corridas de monopostos em geral terminou, com o alemão optando em priorizar seus compromissos com a Porsche no Campeonato Mundial de Endurance.

Depois de passar os últimos 26 anos em corridas de monopostos, Lotterer sente que agora é o momento certo para embarcar em uma nova aventura, o que significa que, como esperado, a Andretti Fórmula E tem um novo piloto para encontrar para a temporada 10.

A saída de Lotterer da Fórmula E já era conhecida há algum tempo, com o atual campeão da Fórmula 2, o brasileiro Felipe Drugovich, sendo o favorito à vaga. No entanto, Norman Nato, que deixou a Nissan, agora está supostamente liderando a busca por um dos melhores cockpits do grid.

Embora a nona temporada tenha sido amargamente decepcionante para Lotterer, ele teve uma brilhante carreira em monopostos, que começou conquistando o Campeonato Júnior de Fórmula BMW em 1998. Ele foi vitorioso novamente em 1999, desta vez na série Fórmula BMW ADAC. Seu próximo título veio no Japão em 2006, quando conquistou o primeiro de dois títulos Super GT, o outro em 2009.

O piloto de 41 anos passou um tempo significativo correndo no Japão, tanto no Super GT quanto na série Formula Nippon, que ficou conhecida como Super Formula em 2013. Ele perdeu o campeonato várias vezes, mas foi campeão em 2011.

Antes de se mudar para a Porsche, Lotterer foi uma parte fundamental do programa WEC da Audi, ao ponto de vencer as 24 Horas de Le Mans duas vezes com o fabricante alemão. Lotterer venceu em Le Mans com a Audi em anos consecutivos, em 2011 e 2012. Ele também fez parte da equipe vencedora do WEC em 2012, o título mais recente de Lotterer. Em 2014, Lotterer fez sua primeira e única largada na Fórmula 1 pela Caterham no Grande Prêmio da Bélgica, embora tenha terminado em abandono na primeira volta devido a um problema elétrico.

O piloto nascido em Duisburg mudou para a Fórmula E na quarta temporada (2017/18) com a Techeetah e conquistou dois pódios em sua campanha de estreia. Ele permaneceu na equipe durante a quinta temporada, com a adição do DS. Lotterer conquistou mais dois pódios e sua primeira pole position, que aconteceu em Roma.

A sexta temporada o viu mudar para a equipe TAG Heuer Porsche Formula E, onde permaneceu por três temporadas. Nesse período, o alemão conquistou quatro pódios e uma pole position, antes de se transferir para a Andretti para o início da era Gen3. 2023 foi miserável para Lotterer, que conseguiu apenas cinco resultados entre os 10 primeiros.

Veja a íntegra da mensagem de Lotterer

“Tenho algumas novidades para compartilhar com você. É hora de encerrar um capítulo de 26 anos de corridas monopostos! Decidi não correr mais no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA para me concentrar totalmente no meu desafio com a equipe Porsche Penske Motorsport para vencer as 24 Horas de Le Mans (pela 4ª vez) e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

Tem sido uma ótima corrida na Fórmula BMW e Fórmula Renault até a Fórmula 3, Champ Car, Fórmula Nippon, Super Fórmula, Fórmula 1 e, finalmente, a família Fórmula E, à qual me juntei no início da 4ª temporada em 2017. Gostaria de agradecer às pessoas que me ajudaram a participar neste campeonato inovador e emocionante; Leo Thomas, Julian e Alexander Jakobi, JEV e a equipe Techeetah! As aventuras juntos foram ótimas! Um grande obrigado também à TAG Heuer Porsche FE, que me deu a oportunidade de liderar a equipe em sua estreia na Fórmula E na 6ª temporada!

“Por último, mas não menos importante, ao meu engenheiro Fabrice Roussel, que demonstrou um apoio incrível desde o início e durante todo o percurso pelas três equipes da Fórmula E, e à Avalanche Andretti Formula E Team por confiar em mim durante a 9ª temporada. Gostaria de agradecer pessoalmente a Alejandro Agag, sua equipe e à FIA pela criação da Fórmula E. Foi uma jornada fantástica e vocês mudaram muitas de nossas vidas. A Fórmula E foi o campeonato mais desafiador e divertido em que competi!

“Estou extremamente grato e orgulhoso por ter corrido na Fórmula E, promovendo todas as tecnologias sustentáveis e por conhecer pessoas incríveis neste paddock, algumas das quais se tornaram meus melhores amigos hoje. Obrigado a todos pelo apoio incrível durante todos esses anos.”

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Red Bull traça meta ‘ousada’ para o restante da temporada 2023

Ex-Fórmula 1 aponta ‘deficiência’ de Sergio Pérez na Red Bull