Em mais uma corrida marcada por muitos acidentes, a Fórmula E chegou à sua conclusão na temporada 2024. Pascal Wehrlein chegou em segundo lugar na corrida e se sagrou campeão mundial da categoria em uma corrida marcada por muita emoção no autódromo de Londres.
O vencedor da corrida foi Oliver Rowland, da Nissan. Em terceiro lugar ficou Mitch Evans da Jaguar.
A prova foi marcada por uma disputa muito dura entre os carros da equipe Jaguar e da Porsche. Mitch Evans e Nick Cassidy da Jaguar, nas 10 primeiras voltas da corrida, lideraram a disputa.
Os dois eram sempre seguidos de muito perto por Pascal Wehrlein, da Porsche. Os três também lideravam a tabela da competição com Wehrlein com 180 pontos; Evans com 177 e Cassidy com 173.
Somente na décima terceira volta Wehrlein passou a preocupar a dupla da Jaguar após ultrapassar Nick Cassidy e ficar em segundo lugar, atrás apenas de Evans.
Wehrlein conseguia assim ficar entre os dois oponentes e assim dificultar qualquer estratégia da equipe Jaguar.
Assim como ocorreu com a McLaren no GP da Hungria da Fórmula 1, o rádio da Jaguar foi marcado por muita discussão entre Evans e os boxes. O piloto reclamava que a equipe havia mandado o piloto acelerar e depois passou a cobrá-lo por não ter a mesma carga de energia que o adversário Wehrlein.
O piloto respondeu ao engenheiro-chefe dizendo que ele havia gastado energia após receber a ordem dos boxes, o que deixou o clima pesado nas comunicações da equipe. Cassidy chegou ao ponto de cobrar um pedido de desculpas da equipe, que o colocou em uma situação muito difícil na corrida.
A briga entre Mitch Evans e Pascal Wehrlein dominou várias voltas da corrida, com o alemão colado no Jaguar do neozelandês.
Nenhum dos dois pilotos havia acionado o Modo Ataque (Attack Charge), que significa é uma manobra que possibilita alterar o modo ataque tradicional. A manobra consiste em uma traçado mais lento na pista, que desbloquearia a potência do Gen3 de 300 kW para 350 kW.
Enquanto ocorria essa briga pela liderança, uma outra disputa pelo terceiro e o quarto lugar, acabou envolvendo Nick Cassidy e António Félix da Costa em uma colisão, a qual praticamente tirou Cassidy da disputa.
Na volta da corrida, depois da saída do safety car, a corrida retornou com Oliver Rowland, da equipe Nissan, na liderança. Porém, em uma manobra que envolveu António Félix da Costa, Evans voltou à primeira posição enquanto o alemão Wehrlein caiu para terceiro.
No final da corrida, Mitch Evans cometeu um erro gravíssimo, perdeu o Modo Ataque e deixou praticamente nas mãos de Wehrlein a conquista da Fórmula E em 2024 e da Porsche a conquista de construtores. Já a Jaguar de Mitch Evans e Nick Cassidy venceu o campeonato de equipes.
Ao final da prova, Wehrlein disse que a “corrida foi muito difícil”, mas o resultado foi “fantástico”. Segundo o campeão, a “equipe sabia que os dias seriam difíceis, porém, todos conseguiram mostrar um ritmo excelente”.
Wehrlein disse que apesar de “estar sofrendo com alguns problemas com o carro”, ele sabia que a dedicação de todos na equipe Porsche acabaria tudo dando certo.